• Post category:Ecommerce

Só de saber que 79,9% da população brasileira já tem acesso a internet, o que daria aproximadamente 166 milhões de habitantes já é um enorme motivo para você querer saber ótimas dicas de como vender pela internet.

 

Sem falar que depois que os dispositivos móveis como: smartphones, notebooks, tablets, iPads chegaram todas as pessoas então puderam começar a fazer compras na internet em lojas online. Só precisando ter uma conexão com a internet.

 

Por isso revolvemos preparar esse breve conteúdo com alguma dicas de como vender na internet para ajudar você a começar a faturar muito mais, e enfim começar a ganhar dinheiro online de verdade.

 

Então borá lá conferir essas dicas!

vender na internet

Melhores dicas de como fazer vendas online:

Então já que o assunto são dicas de como vender através da web, fizemos questão de preparar para vocês uma lista breve, porém repleta de dicas simples e básicas para serem aplicadas, para você alavancar suas vendas, vamos a elas:

 

Monte uma loja virtual:

Com toda certeza o melhor lugar para quem deseja vender online é possuir a sua própria loja de vendas. Com ela você poderá apresentar os seus produtos, fazer uma boa divulgação da loja, fazer vendas e realizar transações financeiras seguras para você e seu cliente.

 

Para montar sua loja virtual é muito simples, basta você escolher o nome do domínio, no caso o nome da loja, escolher uma boa empresa de hospedagem de sites, pois é ela que vai manter sua loja no ar.

 

Em seguida opte por uma plataforma de ecommerce para criar a loja, você poderá escolher entre o WordPress (mais recomendado) pois se integra facilmente com o Wocommerce, que é um plugin WordPress para loja virtual. E também poderá optar pelo Magento e pela plataforma Prestashop.

 

Escolha sempre um provedor de hospedagem, que ofereça no mínimo 99,9% de uptime, que ofereça suporte 24 horas por dia, os 7 dias da semana, e que ofereça um servidor veloz para deixar o tempo de carregamento de sua loja o mais rápido possível.

 

Isso com toda certeza ajudará na experiência do usuário ao visitar sua loja, pois já está comprovado que sites lentos, e não otimizados para todos os tipos de dispositivos, perdem visitantes e clientes.

 

Escolha um nicho para atuar:

Antes de começar, é muito importante que você tenha em mente o que realmente quer oferecer para as pessoas, você precisa ter absoluto saber sobre os produtos que irá comercializar.

 

Um visitante de sua loja virtual irá saber com toda certeza se você tem conhecimento sobre os produtos ali apresentados, ou se apenas quer ganhar dinheiro.

 

Por esse motivo é muito importante fazer uma boa escolha do nicho, e fazer todo um alinhamento entre o produto, e claro o seu interesse por ele. Somente após isso você irá começar a vendê-los para seus visitantes.

 

Validando suas ideias:

É muito bem provável que algumas vezes ao se deparar com um determinado produto você tenha se perguntado: mas como é possível alguém poder tentar vender isso?

 

Saiba que isso se chama falta de validação, e é um dos principais erros de muitos empreendedores. Principalmente os iniciantes.

 

Isso quer dizer que nenhum planejamento sequer foi feito para o lançamento do produto, e se ao menos tinha interessados por ele no mercado.

 

Na grande maioria das vezes comercializar produtos pela internet que não oferecem nenhum diferencial, ou então que já estão saturados. Ou que não agregam valor algum para quem o comprar podem levar o empreendedor a desistir logo no início de sua caminhada.

 

Por isso, pesquise, busque por feedbacks, questione e valide o produto sempre antes de disponibilizá-lo à venda.

 

Segurança online para todos:

A segurança na web é um assunto muito importante, e se você quer fazer vendas pela internet terá que levar esse assunto bastante à sério. Você precisa oferecer um site seguro para seus clientes compradores.

 

Pois afinal de contas você estará lidando com dinheiro e dados de terceiros, que precisam ser muito bem protegidos.

 

Então instale em seu site um certificado de segurança (SSL) o cadeado que aparece antes do nome do site. Isso tornará suas transações muito  mais seguras e também passará muito mais confiança para o visitante da loja.

 

Investir para depois vender:

Você deve estar achando até engraçado essa parte do artigo, pois mencionamos em ter de investir dinheiro quando a ideia é ganhar dinheiro vendendo online. Tenha em mente desde já que investir faz parte de qualquer negócio.

 

Então procure fazer um bom planejamento financeiro, e planeje também um orçamento para que ele possa atender toda e qualquer necessidade, sem falar que é bom se prevenir contra imprevistos também, pois eles podem acontecer.

 

Organize um sistema eficiente de entregas:

Você até pode ignorar esse tópico aqui, mas somente se você já trabalha com programas de afiliados, promovendo produtos digitais como por exemplo: cursos online em vídeo aulas, e-books que podem ser baixados via e-mail. Enfim, tudo que pode ser consumido através da web.

 

Mas como o assunto aqui é como fazer vendas pela internet de produtos físicos, então você necessita organizar o seu sistema de entregas.

 

Tudo vai depender do que você irá vender, se for um produto muito grande ele terá que ser entregue via transportadora. Mas se for produtos pequenos e médios que geralmente são o melhor é usar o serviço dos Correios.

 

Faça um bom planejamento logístico também de tempo de entrega de suas vendas online, normalmente usuários acostumados a comprar na web não gostam de atrasos.

 

Estoque:

O nosso desejo é que o seu negócio exploda, e que você consiga começar a vender muito mesmo todos os dias, mas isso vai depender da sua capacidade em atender a demanda.

 

Por isso ter um bom estoque também está totalmente ligado ao planejamento das finanças do negócio, pois você precisará investir em produtos se quiser conseguir vendas.

 

Se forem produtos sob encomenda, então procure deixar essa informação bem clara para seus visitantes, isso ajudará a evitar confusões futuras com compradores e prazo de entrega.

 

Tenha total transparência com seus clientes e visitantes de como é a sua forma de fazer vendas na internet. Nunca esqueça dessa dica “transparência”.

 

Serviço de atendimento ao cliente:

É muito bem provável que você já comprou na internet, ou tentou comprar. Mas antes de efetuar a comprar gostaria de tirar dúvidas sobre o produto. E foi nessa hora que você até tentou entrar em contato com a loja através do SAC, mas infelizmente não obteve sucesso.

 

A dica é simples e direta, então tenha uma equipe altamente treinada e apita a responder todas as perguntas dos visitantes de sua loja. O suporte para os compradores é essencial e tem de funcionar perfeitamente.

 

Presença nas mídias sociais:

Você necessita aprender, praticar e aplicar em seu negócio técnicas de marketing nas redes sociais. Esteja presente nas redes sociais, afinal de contas criar um perfil nelas não custa absolutamente nada.

 

Crie um planejamento e faça publicações frequentes usando vídeos, imagens. E envolva o seu público com conteúdo de qualidade.

 

E não esqueça, não foque somente nas mídias sociais tradicionais, pois as redes sociais novas já chegaram, e estão aí praticamente inexploradas. Inclusive algumas delas já estão fazendo muito sucesso na internet.

 

Posicione a sua loja nos motores de busca:

Uma outra dica é, aplique técnicas de seo em sua loja online. Seo é: Search Engine Optimization, que significa Buscas Orgânicas Otimizadas.

 

Isso nada mais é que uma técnica poderosa para aparecer nos resultados das pesquisas orgânicas dos motores de busca como Google, Bing, Yahoo sem ter de gastar com anúncios.

 

Por isso crie conteúdo otimizado pro seu site, pois essas visitas poderão sim se converter em clientes compradores. Sem falar que aplicando corretamente o Seo você poderá receber uma tonelada de tráfego diariamente em sua loja virtual.

 

Transparência:

Fazer vendas na internet requer a mesma transparência que uma venda uma loja tradicional ou até mais, por esse motivo seja sempre transparente com os seus visitantes.

 

Deixe sempre muito bem especificado quais são as reais necessidades que seu produto ou o seu serviço irá atender. Jamais prometa para o seus clientes coisas que seus produtos não podem cumprir, e problemas que eles não resolverão.

 

Ter total transparência nos negócios é importantíssimo, e pode evitar problemas futuros como devoluções e reembolsos desnecessários que só geram prejuízos é essencial. E que acredito que você não gostaria de passar por isso não é mesmo?

 

Conclusão:

Viu só como vender pela internet nem é tão complicado assim, e com essas dicas então vai ser muito mais fácil. E para você não esquecer os pontos mais importantes mencionados aqui vamos recapitulá-los:

 

  • Monte uma loja virtual;
  • Escolha um nicho para atuar;
  • Faça a validação do produto;
  • Segurança online para você e para os visitantes;
  • Investir para conseguir mais vendas;
  • Sistema de entregas eficiente;
  • Estoque;
  • Atendimento de qualidade ao cliente;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Aplicar técnicas de Seo no site e posicioná-lo nos mecanismos de busca;
  • Transparência para com os clientes.

 

Então é isso, esperamos que este guia com dicas de como vender pela internet tenha te ajudado, as dicas são simples, porém valiosas. E se aplicadas podem trazer muitos resultados para seu negócio online.

 

Um grande abraço, até a próxima e boas vendas 🙂

 

 

Leia também: