A internet já faz parte de nossas vidas a bastante tempo que muitas vezes nem nos damos mais conta que ela existe. Pois já faz parte do nosso cotidiano. Mas você conhece toda História da Internet?

Provavelmente todos os dias você se comunica usando aplicativos de mensagens, verifica sua caixa de entrada de e-mails, talvez jogue online, pague contas online também. E até mesmo possa compartilhar suas opiniões no seu blog, caso tenha um.

Como você pode observar todas essas atividades tem uma característica em comum, que é a internet.

E é sobre ela que iremos falar hoje, vamos abordar toda a história da internet, que com toda certeza é um dos inventos mais revolucionários e importantes de toda a história. Até o presente momento.

Vamos lá aprender mais!

historia da internet

Contexto da História da Internet:

Não sei se você sabe mas toda a história da internet teve seu início logo após o término da Segunda Guerra Mundial.

Com a vitória dos Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido) em cima do grupo Eixo que eram (Japão, Alemanha e Itália).

Isso em 1945 causando uma enorme ruptura mundial no formato como muitos países passaram dali em diante a conduzir os seus sistemas políticos, econômicos e sociais.

No grupo dos aliados, que eram capitalistas, e no grupo Eixo, então comunistas, que na época eram as grandes superpotências mundiais. Então eles entraram em uma enorme oposição econômica e política que ficou conhecida como Guerra Fria.

Então esse momento de disputas intensas foi o responsável por um enorme desenvolvimento tanto de armas, mas como tecnológico também.

Em 1957 a União Soviética lançou ao espaço o satélite Sputnik, sendo o primeiro projeto do programa de satélites artificiais. E em resposta os Estados Unidos resolveram investir em informática.

E foi dessa forma que no ano de 1963, o Departamento de Defesa dos país lançou então o ARPA, que era a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada.

O grande objetivo dessa agência seria criar um sistema interno de comunicação que fosse eficiente e também confiável.

Para que então os centros de pesquisas conseguissem se comunicar com muito mais rapidez, segurança, e sem sofrer com interferências externas.

A Origem da Internet:

Então com o passar do tempo esse sistema de comunicação da ARPA teve que ser desalinhado para que então as informações pudessem passar, sem ter a necessidade de ser redirecionada de um centro pra outro, e sem a necessidade de intervenção humana.

Afinal de contas, se alguma coisa viesse a acontecer com qualquer uma das bases científicas em função de constantes ameaças nucleares. Então as informações jamais poderiam deixar de circular nos Estados Unidos.

O que mais importava mesmo aqui era a segurança, e logicamente que também travar a influência dos soviéticos pelo mundo a fora.

E foi no ano de 1969, que alguns pesquisadores locais da Universidade da Califórnia iniciaram testes com protocolos de comunicação. E assim conseguiram conectar computadores locais numa rede local privada.

Essa rede ficou sendo conhecida como ARPAnet (Rede da Agência de Pesquisas Avançadas). Mesmo ela sendo um tanto primitiva, esse foi o primeiro indício do aparecimento da internet como nós a conhecemos nos dias atuais.

Em seus primeiros momentos de existência, a ARPAnet foi usada para realizar a comunicação entre os centros de pesquisa, mas principalmente foi usada para fins militares.

A princípio a ideia era fazer a interligação entre as bases estratégicas e assim acelerar o processo de troca de informações sigilosas. Principalmente sobre tecnologias de armamentos, e planos de combate, além de fazer a identificação de ameaças.

Logo nos anos seguintes, então a ARPAnet se transformou em uma grande inspiração para a criação de uma grande rede mundial, que iria permitir fazer toda a interligação de computadores em qualquer local do planeta.

Essa ideia ficou conhecida no começo como Internetworking, e foi fundamental para o aparecimento da internet, e também de uma futura rede mundial de computadores.

a origem da internet em 1969

Como Foi a Criação da Internet com os Protocolos WWW e IP/TCP?

Com o passar do tempo e com o desenvolvimento da comunicação entre computadores somente por rede local, então se sentia a necessidade de expandir esse alcance.

Pois isso iria facilitar e muito a comunicação de pessoas em uma escala bem mais grandiosa, por isso a história da internet não acaba aqui.

No ano de 1974, os norte-americanos Vinton Cerf e Robert Kahn criaram os protocolos IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet) e também o TCP (Transfer Control Protocol – Protocolo de Controle de Transferência).

Então com isso esses 2 protocolos de rede formaram assim a base da estrutura de comunicação da internet, através do envio e do recebimento de pacotes de informações e dados.

E caso você não saiba, é exatamente dessa forma que a internet funciona até nos dias atuais.

Nos próximos anos então a patente de criação dos protocolos passou a ser pública, dessa forma muito mais acadêmicos, centros de pesquisas, grandes laboratórios, programadores e desenvolvedores obtiveram total acesso a essa nova forma de se comunicar.

Um dos grandes cientistas e que deu origem em 1990 ao projeto WWW (World Wide Web), foi o britânico Tim Berners Lee.

Então o conceito da WWW era uma imensa teia de informações entrançadas por links de textos que eram acessadas pelo usuário de qualquer local que ele estivesse com conexão a um servidor de rede virtual.

Esses acessos por sua vez eram efetuados através do primeiro navegador da internet, no caso o WWW. O mesmo nome da imensa teia e também criação de Berners Lee.

Mas depois de passar um certo tempo, esse navegador teve seu nome alterado para Nexus, com a finalidade de evitar confusões.

protocolos ip tcp - www

A Transformação da Internet nos Anos 90:

Foi na década de 90 que a internet realmente causou uma verdadeira transformação na vida das pessoas. O dia a dia então foi totalmente aperfeiçoado na velocidade de como as pessoas passaram a se comunicar.

Sem falar no tanto de informação que elas consumiam na web, sendo elas de todos os tipos como por exemplo: produtos, serviços, conhecimento, entretenimento e também cultura.

E os primeiros provedores de e-mail da época que eram o Hotmail, isso em 1996, hoje ele é o Outlook. O Bol, também de 1996. Yahoo veio em 1997 e o ZipMail no ano de 1998.

Todos esses provedores foram os responsáveis por toda essa revolução, pois o G-Mail só chegou no ano de 2004.

Não sabemos se você se lembra disso, das salas de bate papo, elas também surgiram nessa época. O Uol ficou muito famoso em 1996 fazendo parte da história da internet aqui no Brasil.

Isso foi quando eles inauguraram as janelas para conversação e também as comunidades online. Que por sua vez eram organizadas e dividas por faixa etária, tópicos e temas.

E as novidades não paravam de chegar, inspirados nas salas de bate-papo online foram surgindo diversos programas de mensagens instantâneas (tipo chat).

De todos o mais popular e usado aqui foi o mIRC em 1995, depois veio o ICQ em 1997 e o famoso Msn Messenger em 1999. E ainda nos anos 90 não poderíamos deixar de mencionar o GeoCities de 1994.

Saiba que ele foi praticamente o primeiro serviço de hospedagem de sites, oferecendo ainda para os seus usuários ferramentas grátis para criar páginas na internet. O serviço atingiu um total de 38 milhões de usuários.

E se você acha que a história da internet termina aqui engana-se, pois ainda tem mais, que foi a explosão das mídias sociais.

transformação da internet

A Explosão das Mídias Sociais:

E foi nos anos 90 que a história da internet passou por uma enorme revolução, mudança e transformação. Que foi o surgimento das redes sociais.

E dessa forma milhares de pessoas de todo o mundo podiam interagir entre elas independente de barreias geográficas, diferenças de fuso horário entre outras coisas.

As redes sociais nada mais são que ambientes de comunicação online onde o usuário cria então seu perfil, podendo postar fotos, textos, vídeos. Para que outros usuários cadastrados na mídia também possam ver.

Mas saiba que toda a estrutura de comunicação daquela época era bem limitada e ainda com recursos incompletos. Completamente diferente dos dias de hoje.

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas a primeira rede social do mundo foi a ClassMates, a mesma foi criada nos Estados Unidos por Randy Conrads no ano de 1995.

E o seu principal objetivo era reunir na plataforma estudantes universitários, contando com diversas atividades escolares.

A rede social ClassMates atingiu o número de 50 milhões de usuários, mas hoje em dia conta somente com cerca de 250 mil usuários ativos.

Como as redes sociais com toda certeza fazem parte da história da internet, resolvemos listar as principais delas para você, juntamente com seu ano de fundação e algumas características, confira:

  • Fotolog (2002): Criada especialmente para o compartilhamento de fotos do dia a dia;
  • MySpace (2003): Praticamente o primeiro mini blog online com capacidade para receber, textos, imagens e vídeos;
  • LinkedIN (2003): Um plataforma voltada mais para profissionais e vagas de trabalho ;
  • Flickr (2004): Local ideal para hospedar desenhos, fotos, ilustrações e também vídeos;
  • Orkut (2004): Aqui começou a explosão das redes sociais. Uma plataforma com amigos, feed, compartilhamentos, depoimentos, comunidades e mais. Porém descontinuado no ano de 2014;
  • Facebook (2004): É a maior rede social de todas. Sugou todo o Orkut e se espalhou pelo mundo rapidamente com suas funcionalidades incríveis;
  • YouTube (2005): A maior plataforma de vídeos do mundo e o segundo maior mecanismo de pesquisa da internet;
  • Twitter (2006): Estilo microblog com publicações de textos mais curtos e objetivos;
  • Tumblr (2007): Muito popular pois permitia o compartilhamento de vídeos, fotos, gifs entre outros arquivos;
  • Instagram (2010): Iniciou com foco em fotos, mas logo foram introduzidos os vídeos, e hoje já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos na rede;
  • Google+ (2011): Essa era a rede social do Google, vindo então pra tentar derrubar o Facebook, mas depois de um vazamento de dados a rede foi extinta;
  • Snapchat (2011): Foco principal em dispositivos móveis para realização de troca de mensagens com fotos, vídeos e efeitos engraçados;
  • TikTok (2016): Permitindo que o usuário crie, compartilhe e também acesse vídeos de forma rápida, é a rede responsável pelos surgimento dos grandes memes e vídeos virais.

explosão das redes sociais

Estatísticas Atuais da Internet:

Não tem pra onde correr, a internet já está em todos os lugares, e saiba que hoje em dia conforme estatísticas do site WeareSocial somos mais de 4,3 bilhões de usuários acessando diversas redes online em todo o planeta.

Não interessa onde você esteja, e indiferente da atividade que faça no trabalho ou em casa ela está presente. Nos auxiliando com sua simplicidade em fazer as coisas.

Mesmo com uma conexão sem fio, hoje em dia você consegue realizar várias tarefas, como por exemplo pagar contas online usando aplicativos em seu celular. Responder e-mails, pedir comida e muito mais.

O que há muito tempo atrás não existia, quando a história da internet estava ainda começando.

Só pra você ter ideia da dimensão da internet em nossas vidas, abaixo fizemos questão de colocar algumas estatísticas de usabilidade da internet. Dados referentes ao ano de 2019 e apenas de 1 único minuto:

  • 41.6 milhões de mensagens enviadas no aplicativo WhatsApp;
  • 188 milhões de e-mails enviados;
  • 3.8 milhões de pesquisas realizadas no Google;
  • 1 milhão de logins na rede social Facebook;
  • 4.5 milhões de vídeos assistidos no nos canais do YouTube;
  • 694 mil horas em streaming pela Netflix;
  • 390 mil downloads de aplicativos em lojas de app;
  • 347 mil deslizes (dedo rolando na tela) no Instagram;
  • 350 mil mensagens postadas no Twitter.

Números grandiosos não é mesmo? Mas saiba que a sua tendência é aumentar cada vez mais com o passar do tempo.

Tudo isso devido ao desenvolvimento de tecnologias e também da sociedade. Que permite que a internet alcance muito mais lugares e pessoas. Chegando a soma de dados ainda muito maiores.

Conclusão:

Não sabemos se você concorda, mas a internet é com toda certeza uma das maiores invenções de toda a história da humanidade.

Pois o formato desse tipo de comunicação instantânea acaba influenciando as atividades cotidianas e também a relação de bilhares de pessoas diariamente.

Hoje em dia a internet pode ser encontrada e acessada em:

  • Computadores em geral;
  • Dispositivos móveis;
  • Aparelhos de televisão;
  • Console de jogos de videogame e também em jogos;
  • Relógios inteligentes;
  • Veículos;
  • Equipamentos de segurança e monitoramento;
  • Tecnologias aeroespaciais como foguetes e satélites;
  • Cidades modernas habitadas pela internet das coisas;
  • Internet banking e muito mais.

Então agora pare um pouco e reflita como seria a sua vida uma semana ou até um mês sem internet. Já pensou em quantas atividades, tarefas e compromissos seriam prejudicados.

Será mesmo que seria possível viver em um mundo sem internet? O que você acha? Conta pra gente.

E é isso pessoal encerramos por aqui, esperamos que tenha gostado de conhecer a história da internet. E como já sabemos ela não vai parar por aqui jamais.

Até a próxima, um grande abraço a todos, e sucesso 🙂

 

Leia também outros artigos do nosso Blog:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.