Por que só agora você está tomando a decisão de surfar na imensa e gigantesca onda do Facebook Marketing? Com toda certeza é a escolha mais assertiva que você faz para seus negócios.
Mas é claro que você deve estar se perguntando neste exato momento. Como eu conseguirei obter sucesso nesta plataforma que já conta com milhares de negócios concorrendo entre si? Muita calma nesta hora e não fique preocupado, estamos aqui para te ajudar a fazer o melhor!
Nesse breve artigo, você vai ter a oportunidade de aprender muitas coisas e saber como irá fazer para estar promovendo sua empresa ou negócio no Facebook da melhor maneira possível.
O que é Facebook Marketing?
Ele tem como sua maior referência a criação, possibilitar e conservar a sua marca nessa mídia social. Por isso o seu grande objetivo sempre está ligado em gerar mais tráfego e vendas para sua negócio.
Então como ela é a maior rede social de todo o mundo, com toda certeza é a principal escolha se o assunto for marketing em redes sociais.
Caso use a plataforma tendo ela como parte de seu plano de marketing, então você pode estar deixando passar uma enxurrada de grandes oportunidades para seu negócio.
O Facebook tem aproximadamente 2,3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, só no Brasil a rede social atingiu 127 milhões de usuários mensais, ultrapassando o WhatsApp. Isso representa praticamente 30% da população mundial.
Isso quer dizer que há um gigantesca possibilidade do seu público-alvo estar sim no FB. Mesmo não importando que tipo de grupo esteja buscando, pois existe uma enorme diferença deles na rede social. Então te perguntamos agora, por que não dar uma colher e chá para eles e usar essa rede social?
Seus recursos:
O Fb atravessou uma grande e longa estrada até conseguir oferecer as ferramentas de Marketing que a rede dispõem hoje em dia. A rede oferece 2 meios dentro da plataforma, que são elas:
- Pages (páginas);
- Ads (anúncios pagos);
- Grupos;
- Market (marktplace);
- Jobs (trabalho);
- Ferramenta de Insights.
Páginas:
Saber como utilizar as páginas do Face é a artimanha mais óbvia de Marketing na rede. Isso é fundamentalmente um composto em criar uma identidade para a sua marca ou negócio sempre com o objetivo de conseguir mais exibição.
Diferença entre perfil e página:
A grande diferença entre página e perfil pessoal é na forma como usuários interatuam contigo. Então ao contrário deles enviarem uma solicitação de amizade a você, eles simplesmente irão Curtir e também Seguir a sua página com o intuito de ver suas publicações no feed de notícia deles.
É extremamente fácil e simples criar e configurar uma fan page de negócios, mas o grande desafio mesmo é saber criar um perfil e conseguir muitos seguidores. Centenas de milhares de páginas são criadas diariamente na rede, mas a grande maioria delas não consegue atingir o seu objetivo.
Então você deve estar se perguntando, mas como fazer para criar uma página que desperte interesse para as pessoas clicarem em Curtir?
Dicas para criar uma página:
Em resposta a sua pergunta iremos iniciar com duas coisas bem simples, porém importantes: ajustando uma boa foto de perfil e uma excelente imagem para a capa.
A foto do perfil de sua página deve principalmente conter é claro o logotipo de sua marca, será a sua identidade. Assim todos irão saber muito mais sobre a sua marca conseguindo mostra-la ao mundo inteiro.
No entanto a mesma coisa não pode ser falada de sua imagem da capa. Pois aqui é o lugar mais que perfeito para você deixar fluir livremente a sua imaginação, não deixando de lado a criatividade é claro.
A foto até que pode ser simples, mas tem sim que representar o seu nicho de sua marca como por exemplo a Red Bull fez, ou então procurar mostrar um vídeo criativo e bem atraente com eles também fizeram. Isso só vai depender de sua vontade.
Descrição e seção sobre da página:
Em seguida procure escrever uma breve explicação sobre o que sua marca faz na Seção Sobre. Após isso o seu objetivo é procurar por atrair por clientes em potencial.
Então diante disso procure ao máximo lidar com todas as informações necessárias e procure também adicionar acontecimentos únicos. Isso com certeza vai atrair interesses.
Saber usar a seção Sobre é muito importante, pois lá pode ser colocada diversas informações importantes, como por exemplo: link do site da empresa, contato como o e-mail, localização e também o horário de atendimento no caso de possuir um escritório físico.
Isso com toda certeza irá colaborar e fazer com que as pessoas conheçam melhor a sua marca, portanto não deixe essas informações em branco.
Logo após feito isto, é possível incrementar a sua fan page com outros recursos utilizando o Market, o Jobs e o Groups. Assim conseguirá estudar o desempenho de sua página utilizando os dados dos insights.
Grupos:
Os grupos existentes no Face são uma excelente forma de você conseguir melhorar o engajamento nas redes sociais. Lá os seus participantes podem fazer perguntas e abrir discussões sobre coisas que estão associadas a sua marca.
E o mais legal de tudo é que você vai conseguir fazer o monitoramento de tudo o que está acontecendo dentro do grupo, sabe por que? Simplesmente porque você é o administrador do grupo.
Os grupos também podem e devem ser utilizados com a finalidade de estar construindo uma comunidade ao redor de sua marca. Isso vai ajudar a entender muito melhor a sua clientela atendendo as expectativas dos mesmos.
Assim, dessa maneira, com um pouco de sorte, eles se tornarão leais e irão fomentar o seu negócio indicando para amigos e família.
Market:
Caso você tenha um serviço ou algum produto para vender, então pode ser que vale a pena montar uma loja dentro da sua página. E lá você irá disponibilizar seus produtos e serviços como se fosse um verdadeiro Marketplace. E o melhor de tudo é que você não gastará nada para isto, pois está opção de marketing é totalmente gratuita. Assim, as pessoas não tem a necessidade e procurar o que você tem pra vender.
Jobs:
Faça a fan page de seu negócio no único destino possível, isso até mesmo pros teus funcionários e colaboradores futuros. O Jobs permite que você publique novas aberturas de vagas de trabalho e as destaque na seção Jobs (vagas de sua página).
Onde os possíveis candidatos interessados possam saber mais informações sobre seu negócio ou empresa. Com certeza é uma excelente forma de criar boas impressões.
Insights:
A ferramenta Insights do Facebook irá disponibilizar muitas informações sobre a sua fan page e a sua audiência na rede. Com ela é possível ver muitos dados e relatórios como por exemplo:
- Quantidade de usuários que estão interagindo com suas publicações;
- Ver se as curtidas (likes) estão aumentando ou não, e também saber o número total;
- Saber a demografia (localidade) dos seus seguidores;
- Também é possível saber qual é o conteúdo mais popular de sua página;
- Saber quantos visitantes são únicos e as visualizações durante a semana.
É bom ficar sempre muito atencioso a esses dados e saber usá-los ao seu favor, pois você poderá fazer novamente o compartilhamento do post mais popular novamente, e assim conseguir muito mais engajamento de sua audiência.
Ads:
Fazer publicidade paga na rede social nunca foi tão fácil usando a ferramenta de anúncios patrocinados, os anúncios são tão segmentados e direcionados ao público alvo que valem o investimento. Então caso tenha orçamento para isto invista em Ads, e também em anúncios de remarketing. Pois essa plataforma é excelente para essa estratégia.
Um anúncio bem elaborado é totalmente capaz de fazer com os usuários da rede parem de rolar o feed de notícias para clicar nele. Ao utilizar a rede social como estratégia de publicidade, nunca se esqueça de pensar nisto como forma de investimento, e não como forma de estar gastando dinheiro atoa.
Pois o retorno poderá vir no formato de vendas diretas, conversões, tráfego, concepção de sua marca entre outros. Tudo irá depender de como você definirá as suas campanhas de publicidade.
Aprenda como criar um anúncio no Facebook:
A ferramenta de publicidade do Face trabalha com objetivos, então a primeira coisa que você tem de fazer é estar definindo os objetivos de suas campanhas e anúncios, por exemplo: Percepção, Consideração e Conversão.
- Percepção: tem como objetivo aperfeiçoar a presença de sua marca;
- Consideração: está funcionalidade engaja as pessoas fazendo elas se tonarem mais fiéis ao seu site;
- Conversão: esse é um dos objetivos mais usados, pois ele leva as pessoas a comprarem.
Se esse for o seu caso, se for um iniciante, então nossa recomendação é sempre começar com o objetivo de percepção. Pois essa função vai introduzir sua marca e vendas virão com o tempo.
Definindo sua audiência:
Se a marca é sua, então provavelmente já sabe o seu público-alvo. Nunca olhe para uma audiência ampla demais, pois provavelmente isto nunca funciona. Você vai torrar dinheiro a toa com um público que não se interessa em seus produtos.
Procure sempre pensar pelo lado positivo das coisas, o Fb fornece uma série de funções que você pode e deve usar para alcançar e definir a sua audiência. A ferramenta também irá lhe mostrar o tamanho dela, se é muito pequena, ampla e até mesmo do tamanho ideal. Você poderá criar anúncios distintos para públicos diferentes, sempre com o objetivo de conseguir um melhor retorno para o seu investimento.
Sendo que cada grupo de pessoas tem necessidades e interesses distintos, devido a isso um anúncios que foi criado de forma específica para determinada demografia terá sim muito maior possibilidade de ter melhor desempenho.
Vamos supor que você esteja vendendo produtos de cuidados com pele para mulheres, então nesse caso deve criar publicidades específicas para mulheres. Por isso a copy (texto do anúncio) e a imagem devem ser relacionadas a essas necessidades.
E por último basta definir o orçamento de sua campanha e o seu tempo de duração. Defina quanto deseja gastar por dia e também o tempo (dias, semanas, meses) que vai deixar rodar seus anúncios. Você pode também estar definindo um orçamento vitalício se preferir.
Tipos de publicidades:
A rede oferta uma extensa série de conjuntos de formas de publicidade, com propósitos de sempre estar atendendo necessidades de diferentes tipos de negócios.
Então se quer criar uma campanha de publicidade de sucesso usando as ferramentas do Facebook, você vai precisar utilizar tipos de publicidades que são ideais pro seu modelo de negócios.
Por isso relacionamos algumas formas de propaganda disponíveis na plataforma de anúncios:
- Anúncios usando imagens: está entre o mais comum de todos, busque sempre usar imagens de qualidade e atrativas, recomendamos que use imagens de bancos de imagens grátis, e que tenham relação com sua marca;
- Carrossel: está opção disponibiliza recursos em uma propaganda única;
- Slideshow: são fotos, mas que são apresentadas em forma de vídeo;
- Publicidade com vídeos: engaje ainda mais a sua audiência usando vídeos curtos e atrativos;
- Coleção: está opção ira incluir um vídeo de capa ou então uma imagem como sendo o componente principal. Ideal para lojas virtuais;
- Instant Experience: é o antigo Canvas. Ela é uma publicidade comunicativa em tela cheia e que permitirá que sua audiência passe através de um carrossel de fotos, vídeos, possa também se inscrever em formulários e mais. Todos os tipos de propagandas podem ser perfeitamente combinadas aqui.
Nossa recomendação é sempre realizar uma pesquisa antes para saber qual forma de anúncio se encaixa melhor ao seu nicho de mercado e atuação. Gaste um tempo analisando os seus concorrentes e ver o que eles estão fazendo, assim você também poderá plicar em sua página e em suas publicidades. Procure testar um pouco de tudo até encontrar um formato de anúncios que seja ideal pro seu negócio.
Rápida conclusão:
O Facebook Marketing pode e deve ser incluso em sua listagem de táticas de propaganda, não importando qual é o tipo de negócio que você tem. Está rede social vai se adequar a todas as suas necessidades.
Uma boa coisa é não ter a necessidade de investir dinheiro logo de imediato, você pode iniciar de forma gratuita e construir sua audiência usando a sua fan page.
E daí quando dispor de recursos, é hora de começar a criar suas primeiras campanhas e conseguir alcançar muito mais pessoas interessadas em seus produtos ou serviços e assim gerar mais lucro.
Logicamente que levará algum tempo até que conheça todos os recursos disponíveis no gerenciador de anúncios do Facebook e conseguir aprender à usá-los corretamente. Erros com toda certeza vão acontecer antes de conseguir engajar seguidores fiéis e realizar vendas. Mas o seu trabalho certamente será compensado.
Esperamos que tenha gostado do artigo e que ele seja útil à você e ao seu negócio. Até mais 🙂
Leia também:
→ Saiba o que é Marketing no Instagram e Por Quê Usar?
→ Dicas de Como Fazer Marketing nas Redes Sociais.