Falar sobre as maiores invenções que salvam vidas é muito interessante, pois é muito bem provável que todos nós já tivemos ou temos diariamente nossas vidas salvas por esses inventos em algum momento.

Como você sabe existem centenas de milhares de grandes invenções incríveis em todo o mundo de todo o tipo, mas muitas vezes devido a simplicidade da invenção não damos o real valor merecido a ela. Sem falar na enorme importância que elas tem em nossas vidas.

Por isso resolvemos elaborar esse breve artigo e mostrar para você algumas invenções que salvam vidas, algumas dessas invenções são tecnológicas e são também ligadas a ciência, outras ligadas a saúde, e até invenções industriais.

Falaremos também quando elas foram inventadas (ano ou século) e o mais importante de tudo que é, como essas invenções salvam a sua vida.

Vamos lá conferir quais são as maiores invenções que salvam vidas!

maiores invencoes

Maiores Invenções Que Salvam Vidas:

Como já mencionado no início esse vai ser um artigo bem breve, porém com um conteúdo bem rico e importante, então sem mais delongas vamos direto ao assunto que são as invenções que salvam vidas, são elas:

Raio-x:

O raio-x foi inventado no ano de 1.895 e com toda certeza ele é uma das grandes invenções que salvam vidas, pois ele auxilia os profissionais da área da saúde a saber o que se passa dentro dos nossos corpos.

Antes da invenção do raio-x era totalmente impossível saber o que se passava dentro do corpo do ser humano sem que ele fosse aberto, mas com o surgimento desse fantástico invento os médicos então puderam enfim a começar a olhar dentro dos corpos sem ter de cortá-lo.

Caso você não saiba o raio-x ajuda profissionais da área da saúde a conseguir realizar um diagnóstico muito mais eficiente, melhorando e muito a precisão em procedimentos cirúrgicos.

A pessoa responsável pela descoberta da invenção foi o alemão Wilhelm Rontgen, ele descobriu que o raio-x poderia ser usado para ver dentro do corpo humano ao tirar um raio-x da mão da sua mulher, que na hora ficou completamente espantada e assustada ao ver os seus ossos.

grandes invencoes que salvam vidas - raio x

Sabão:

Até hoje não se sabe ao certo a data exata da invenção do sabão, mas o produto já está em uso a muito tempo. Relatos dizem que se tem conhecimento do uso do mesmo antes de 2.800 a.c. . E podemos dizer que ele está em nossa lista simplesmente por ser uma das maiores invenções que salvam vidas.

O sabão (sabonete nos dias de hoje) salva a sua vida limpando toda a sujeira, que como você já sabe nossa pele está repleta de bactérias, que por sua vez carregam muitas doenças que podem ser prejudiciais à sua vida.

Então saiba que aquele simples pedacinho de sabão que você usa diariamente várias vezes ao dias está ajudando você e todas as pessoas do mundo que fazem o seu uso a deixar todos muito mais saudáveis.

No princípio ele era utilizado apenas para realizar a limpeza de utensílios domésticos e também lavar roupas, mas com o passar do tempo o mesmo começou a ser usado pelas pessoas como um produto de higiene pessoal.

Invencoes que salvam vidas - sabao

Anestesia:

A anestesia também faz parte de nossa lista das maiores invenções para salvar vidas, a mesma foi inventada aproximadamente por volta do ano de 1.846. E ela simplesmente salva a sua vida impedindo você de sentir e morrer de dor.

Já imaginou passar por um procedimento cirúrgico sem o uso da anestesia, com toda certeza a dor seria tanta que você não aguentaria. E saiba que isso aconteceu muito no passado durante procedimentos cirúrgicos.





Por um longo período a única forma de sedação conhecida eram as drogas, principalmente o ópio, ou então o álcool. Mas nada que funcionasse com eficácia.

Mas no século XIX alguns tipos de gases foram descobertos por pesquisadores, onde os mesmos faziam as pessoas pararem de sentir dor, mas somente por algum momento. A sua duração não era muito longa, mas era o suficiente para muitos procedimentos.

E diante disso muitos médicos cirurgiões começaram a fazer suas primeiras cirurgias no ano de 1.846 nos Estados Unidos. E após esse período muito avanços vieram.

grandes inventos que salvam vidas - anestesia

Pasteurização:

A pasteurização também faz parte das invenções que salvam vidas, a mesma foi inventada em 1.864. E ela salva a sua vida eliminando e matando todos os micróbios existentes nos alimentos, que por sua vez podem causar sérios problemas de doença.

Se soubesse a quantidade de doenças que o leite não pasteurizado contém você ficaria horrorizado. Se o mesmo não for consumido no dia da retirada do animal de forma “in natura”, ele pode causar inúmeras doenças.

A pasteurização foi inventada por Louis Pasteur, que fez a descoberta onde uma grande quantidade de micróbios são totalmente eliminados quando aquecidos. Porém sem fervura.

No começo o processo era usado para conservar a cerveja e o vinho, mas em seguida ele foi utilizado para deixar o nosso leite de cada dia muito mais seguro e saudável.

pasteurizacao

Soro Fisiológico:

O soro fisiológico foi inventado em 1.831 e conforme diz a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é considerado uma das maiores invenções que salvam vidas, sendo uma das mais essenciais.

O soro fisiológico salva a sua vida tratando a desidratação grave, que antigamente era um problema seríssimo. A muito tempo atrás sabia que ter diarreias e vômitos poderia ser fatal. Muitas pessoas doentes infelizmente morreram desidratadas.

E quem diria que a combinação desses três ingredientes que são água, sal e açúcar seria a combinação mais que ideal para salvar milhares de vidas. Então na época quando os médicos começaram a tratar seus pacientes com soro fisiológico eles começaram a sobreviver.

Então com toda certeza podemos dizer sim que é uma invenção que salva vidas.

soro fisiologico

Cinto De Segurança:

O cinto de segurança foi inventado no fim do século XIX e ele também é uma invenção salvadora de vidas. E ele salva a sua vida protegendo você em acidentes de trânsito (colisões), que muitas delas sabemos podem ser gravíssimas.

Por acaso você conhece a lei da física chamada inércia? Saiba que o cinto de segurança é muito importante devido a essa lei. Como você sabe, não é bom parar repentinamente no trânsito.

Pois quando nós estamos dentro do veículo em movimento, e ele para devido a uma colisão, então tudo que está afixado pelo veículo continua a andar.

Os acidentes de carros são muito frequentes em todo o mundo, por isso o cinto também é uma grande invenção que salva vidas.

grandes invencoes - cinto de seguranca

Lâmpada Elétrica:

A lâmpada elétrica foi inventada em 21 de outubro de 1879 por Thomas Edson, grande cientista e empresário dos Estados Unidos que chegou a registrar ao longo de sua vida 2.323 patentes.

A lâmpada simplesmente pode salvar a sua vida evitando um incêndio em sua casa, pois a muitos anos atrás as casas eram de madeiras e eram usadas velas e lampiões a querosene para ficarem iluminadas.

Não podemos deixar de mencionar que a lâmpada elétrica diminui o risco de acidentes domésticos drasticamente.

A invenção da lâmpada elétrica modificou até mesmo a forma como encaramos a noite, pois com as ruas bem iluminadas então a noite se tornou bem menos perigosa.

invencao que salva - lampada eletrica

Calçados (Sapatos):

Os calçados foram inventados há muito tempo atrás, para sermos mais exatos na pré-história. E ele salva a sua vida protegendo os seus pés de apanhar qualquer tipo de doença que existe no chão. Pois como você sabe o chão é repleto de bactérias, germes e doenças.





Os calçados sem dúvidas são excelentes invenções que salvam vidas, pois protegendo os pés estamos livres de pegarmos qualquer tipo de fungo, bactéria. Ou até mesmo de cortar o pé caso estiver descalço e pise em algo cortante. Já pensou na infecção que esse simples corte pode virar?

invencao - calados e sapatos

Hospitais:

O hospital foi inventado a aproximadamente 2.000 a 2.500 anos atrás ma idade média pelos cristãos em países da Europa, e pelos muçulmanos pelos países do oriente médio.

Os hospitais também estão entre as maiores invenções que salvam vidas, simplesmente pelo fato que ele pode salvar a sua, e a de todos nós tratando de doenças graves e muito mais.

Bem provável que você não saiba disso, mas antigamente somente as pessoas ricas conseguiam acesso a médicos mais treinados e qualificados, enquanto todo o resto da população ficava sendo tratada por amadores.

Mas com o passar do tempo os hospitais evoluirão com médicos e profissionais qualificados e com um atendimento muito melhor.

invencao do hospital

Geladeira:

A geladeira também é uma invenção que salva vidas, a mesma foi inventada no século XIX, mas a geladeira moderna como conhecemos hoje começou a se tornar popular somente em 1.940.

Você deve estar se perguntando agora, mas como a geladeira salva a minha vida? A resposta é muito simples. Ela simplesmente conserva os seus alimentos para que você não como nada estragado e morra com uma intoxicação alimentar ou envenenado.

Por acaso você já se imaginou morando em uma casa sem uma geladeira? Seria praticamente impossível. A não ser que você tenha dinheiro o suficiente para fazer todas as refeições fora de casa todos os dias. Melhor não né.

geladeira

Antibióticos:

Os antibióticos com toda certeza também fazem parte da nossa lista de melhores invenções que salvam vidas. Eles foram inventados no século XX e tem o poder de salvar a sua vida matando perigosas bactérias que causam doenças das mais diversas.

A descoberta da tão conhecida penicilina foi feita pelo cientista Alexander Fleming, isso ocorreu quando ele acabou esquecendo de fechar um recipiente que continha uma bactéria.

Esse fungo por sua vez atacava as bactérias ruins, que eram as causas das infecções, deixando somente as bactérias boas para o organismo humano. Assim o cientista transformou a penicilina em um remédio que salvou muitas pessoas de infecções gravíssimas.

E atualmente existem muitos e muitos tipos de antibióticos, que tem a função de ajudar o nosso corpo a lutar contra essas terríveis bactérias que causam doenças. Que muitas vezes podem ser mortais.

grandes invençoes salva vidas

Vacinas:

As vacinas foram inventadas no século XVIII e elas tem o poder de salvar a sua vida pois auxiliam o seu corpo a criarem imunidade contra muitas doenças letais e até mesmo contagiosas.

Saiba que a muitos anos atrás as vacinas foram responsáveis por salvar muitas vidas, erradicando de vez inúmeras doenças que causavam pandemias terríveis. Então com essa invenção para salvar vidas, apenas uma única dose e pronto, você já estará protegido e imune de doenças que podem te levar a óbito.





E se por acaso você tiver medo de vacinas ou simplesmente não acredita na força delas agindo dentro do corpo humano, então faça umas pesquisa sobre doenças como a tuberculose, o sarampo e o tétano. Ficará horrorizado.

Sem sombra de dúvidas o mundo ficou extremamente melhor com o invento das vacinas.

vacinas que salvam vidas

Saneamento Básico:

O saneamento básico também é uma das invenções que salvam muitas vidas, pois ele consegue salvar a sua vida mantendo você longe de seus próprios dejetos, que por sua vez estão repletos de bactérias que podem se transformar em doenças gravíssimas.

Desde o surgimento dos aquedutos romanos, até a invenção da retrete no século XIX, a infraestrutura de saneamento básico tem melhorado muito. E assim ela ajuda à todos a viver de forma muito mais limpa.

Logo quando surgiu nas áreas urbanas, onde as pessoas convivem em sociedade, o saneamento básico tem sido essencial para manter a boa saúde da civilização.

invencoes que ajudam a salvar vias - saneamento básico

Telefone:

O telefone teve a sua primeira patente devidamente registrada em 1.876 por Alexandre Graham Bell, mas muitas dúvidas pairam sobre quem realmente inventou o telefone. Pois muitos participaram dessa grande invenção que salva vidas. Como Graham Bell, Antonio Meucci e Amos Dolbear.

O telefone pode salvar a sua vida de e a vida de muitas pessoas em todo o mundo de inúmeras formas, poderíamos citar dezenas delas aqui, mas vamos preferir deixar sua imaginação fluir, imaginando em como esse invento pode salvar sua vida.

No princípio somente as pessoas com grande poder financeiro poderiam ter um aparelho de telefone em casa, pois eram caríssimos, mas com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia hoje em dia os dispositivos móveis são muito comuns.

Você sabia que já existem muitos aplicativos onde se é possível realizar até mesmo um começo de uma consulta médica e obter um pré diagnóstico médico. Será que ainda você tem dúvidas que está fantástica invenção salva vidas?

o invento do telefone pode salvar sua vida

Internet E Rede Mundial De Computadores:

Muitas pessoas discordam, enquanto outras concordam que o surgimento da internet e da rede mundial de computadores façam parte das maiores invenções que salvam vidas. Nós preferimos deixar que você tire suas próprias conclusões.

Com o surgimento dessas tecnologias muita coisa mudou, e para melhor. Imagine só a quantidade de banco de dados que são cruzados no mundo todo com centenas de milhares de informações.

Informações importantíssimas como por exemplo o banco de dados de transplante de órgãos. Pare apenas por um minuto e imagine que essa invenção salva vidas diariamente em todo o mundo. Nós não temos dúvida disso.

a invencao da internet e da rede de computadores salva vidas

Conclusão:

Como você podê perceber muitas das maiores invenções que salvam vidas são coisas simples do nosso cotidiano que muitas vezes nem damos a elas o valor merecido, como o sabão, a pasteurização do leite, o cinto de segurança, a lâmpada e os nossos calçados.

Mas temos certeza que após essa leitura você começará a olhar com outros olhos todas essas invenções para salvar vidas, desde as mais simples como um sabonete, até as mais complexas como a internet.

O importante é que elas vieram para melhorar as nossas vidas e muito, nesse ponto jamais poderíamos discordar.

Então é isso, encerramos aqui, esperamos que tenha gostado, grande abraço, sucesso sempre e até o próximo artigo 🙂

 

Aproveite e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.