• Post category:Wordpress

Qualquer tipo de mudança é muito estressante não é mesmo? Pode ser mudar seu filho de escola, mudar de residência entre outras mudanças. Porém isto não ocorre em uma migração de sites, e para facilitar sua vida poderá contar com a ajuda dos melhores plugins para migrar site WordPress.

 

Se você utilizar  da forma correta, sua migração será um sucesso e também muito simples. Podendo ser feito com total segurança em apenas alguns cliques.

 

Hoje em dia existem muitos plugins para migrar um site em Worpdress que realmente cumprem o seu papel com excelência.

 

E nesse artigo iremos te mostrar quais são os melhores para você realizar está tarefa com total segurança sem correr risco de perder todo o seu conteúdo.

plugins para migracao de wordpress

Mas por quê você necessita fazer uma migração?

Muitas pessoas que não tem conhecimento na área, muitas vezes marinheiros de primeira viagem criam o seu primeiro site em WordPress e acabam para escolher hospedagem de sites com pouquíssimos recursos.

 

Então conforme o tempo passa, o site cresce, consecutivamente por sua vez o tráfego do site cresce também. E por isso necessitam migrar para uma hospedagem melhor, ou até um provedor melhor.

 

Um outro motivo bem comum que leva as pessoas a quererem migrar um site é quando querem mudar do servidor local. Que por sua vez foi usado apenas para o desenvolvimento do mesmo, e agora necessitam de um servidor online, para enfim poder colocar seu site no ar em definitivo.

 

É claro que você pode fazer o processo de forma manual. Mas, caso não esteja acostumado com certas configurações poderá encontrar problemas no caminho. E não é isto que você quer certo!

 

Então para evitar que problemas aconteçam, preparamos uma lista contendo os plugins mais usados para migrar um site em WordPress sem correr riscos em perder dados e o seu conteúdo. Vamos ver quais são!

 

Melhores plugins para migração de sites WordPress:

Aqui você vai encontrar uma listagem bem completa com diversos plugins de migração, no entanto saiba desde já que nem todos eles são gratuitos, mas todos funcionam muito bem.

 

O que mais importa é realizar a processo com sucesso absoluto, então basta escolher o melhor para você e para seu site.

 

All in One WP Migration:

Ele irá te proporcionar opções simplificadas de importação e exportação de seus arquivos. O mais interessante desse plugin de migração está no opção de poder escolher quais são os dados você gostaria de deixar pra trás durante o processo de migração. Esse dados podem ser: temas, imagens, e até mesmo comentários em suas postagens.

 

Com toda certeza que o melhor recurso do All in One WP Migration está na capacidade de fazer ajustes no tamanho de arquivos que irão ser transferidos para sua nova hospedagem.

 

Está funcionalidade é muito utilizada por usuários de hospedagem de sites compartilhada. Pois esse tipo de plano de hospedagem sempre limita a quantidade que você poderá modificar nas configurações padrões do WordPress. Ele pode ser baixado de forma gratuita, mas no entanto se desejar poderá adquirir suas extensões Premium.

 

O pacote Premium vai lhe proporcionar muitos recursos adicionais a mais, como por exemplo: suporte, e também armazenamento em nuvem através do OneDrive, Google Cloud Storage e Dropbox.

 

Duplicator:

O Duplicator está entre os mais populares do mercado. Pois ele possibilita uma forma de backup tipo tudo em um em migrações para WordPress.

 

Com toda certeza que ele vai ajudar a você migrar web sites WordPress de uma hospedagem para outra facilmente e de forma segura.

 

Ele oferece um processo rápido, simples e muito seguro. Além de garantir que a migração de domínios ou hospedagens flua de forma suave sem ficar fora do ar.

 

Ele está disponível na versão grátis que é excelente, mas se desejar pode também testar a versão Premium que é paga anualmente.

 

A vantagem do plano Premium (pago) irá permitir acessar o Cpanel diretamente do instalador. Realizar backups com frequência e também disponibiliza acesso em armazenamento em nuvem como: Google Drive, Dropbox e mais.

 

Updraftplus:

O Updraftplus é um ótimo plugin que vai auxiliá-lo na realização de simples tarefas como backups diários de forma automática de seu banco de dados e arquivos.

 

Ele também oferece a sincronização da base de dados com muito serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive, Dropbox, Ftp, Scp e Sftp.

 

E caso você deseja também pode enviar o backup de seu site WordPress até mesmo para o seu e-mail, isto é, se sua caixa de entrada suportar a capacidade dos arquivos caso eles forem muito grandes.

 

O Updraftplus irá compactar todos os seus arquivos no formato WinZip e também vai categorizá-los em diferentes formatos de arquivo.

 

Desse forma fica muito simples, pois você pode escolher apenas os dados que quer restaurar. Como por exemplo: banco de dados, mídias da biblioteca, temas entre outros.

 

O Updraftplus é uma excelente ferramenta para migrações WordPress, ele está disponível na versão free e também conta com uma versão Premium com suporte grátis e 1GB de armazenamento anual.

 

BackupBuddy:

O BackupBuddy também é ótimo  para fazer backups, ele por sua vez concede backups de forma automática e programada, sendo diários, semanais ou mensais, vai de acordo com sua necessidade.

 

A forma que o BackupBuddy realiza backups irão te ajudar a migrar sites com facilidade e segurança, pois o mesmo também fornece lugares para armazenar seus dados como armazenamento em nuvem, Ftp, Rackspace Cloud e Dropbox. E se quiser também pode enviar seus backups para se e-mail.

 

No entanto ele não é disponibilizado gratuitamente, mas por sua vez a sua licença é vitalícia e você só pagará uma única vez. Além da função de migração, o BackupBuddy também pode ser utilizado para duplicação e restauração.

 

Ele ainda vai além disso, ele vai fornecer pra você um suporte Premium, participação de fóruns de suporte e 1GB para armazenar os seus dados.

 

WP Migrate DB:

O WP Migrate DB oferece um tipo de migração um pouco diferente dos outros plugins para poder fazer migrações quando comparados à outros plugins já mencionados até aqui.

 

Ao contrário de exportar seus arquivos, ele irá exportar uma base de dados para o seu Pc (computador) no formato de arquivos SQL. Então está extensão será utilizada na hora que for fazer a importação de seus arquivos para uma nova hospedagem ou um novo domínio.

 

O WP Migrate DB pode também fazer a substituição automática das urls do website direto na base de dados. E também permitirá se livrar de dados desnecessários como spans em comentários de seus posts.

 

Além disso, o plugin também armazena dados em cache de forma compreensiva, assim você pode repetir o processo quantas vezes desejar para várias hospedagens ou domínios diferentes.

 

Ele está disponível na versão gratuita e na versão Premium,mas somente a versão Premium permite realizar migrações em apenas um único clique, e isso diretamente de seu dashboard.

 

Super Backup and Clone:

O plugin Super Backup and Clone é um plugin pago que realiza migrações e backups de sites WordPress de forma automatizada. Basta você fazer a configuração que desejar para cópias de segurança conforme suas necessidades.

 

Muito simples de usar, você pode migrar, fazer restaurações e até mesmo adicionar uma nova base de dados pro seu web site utilizando uma conexão veloz e segura com a nuvem.

 

Mas para usar um serviço tão Premium assim, é claro que você precisará fazer um certo investimento se pretende usufruir de tudo o que ele oferece. O seu plano mais comum por sua vez já garante atualizações grátis e suporte para 6 meses, mas o mesmo pode ser estendido por 1 ano se pagar uma taxa extra.

 

VaultPress:

O VaultPress é uma ferramenta muito inteligente que foi desenvolvida por Matt Mullenweg, nada mais nada menos que o co-fundador do WordPress. O ValtPress apresenta uma série de funcionalidades muito úteis para suportar todo o processo de um backup seguro e eficiente. Ele inclui em seu sistema de segurança backups adicionais que garante uma migração com suavidade.

 

Mas infelizmente o VaultPress só pode ser utilizado juntamente com o JetPack, que é um plugin pago que tem a finalidade de proteger o seu web site de ataques e também contra Malwares.

Por isso, caso você já possua outra ferramenta anti-spam, pode então tentar fazer a substituição dela pelo JetPack para conseguir usar o VaultPress.

 

Migrate Guru:

O Migrate Guru foi totalmente desenvolvido com a finalidade de simplificar a forma de migração de sites WordPress. Ele irá ajudar na mudança de seu site e processar seu banco de dados em seu próprio servidor.

 

Essa forma de realizar backups pode reduzir e muito o risco de perder dados durante o processo de migração. E isto é muito bom, pois ninguém quer perder seus dados não é mesmo.

 

Ele tem a capacidade de movimentar 1GB de dados em menos de meia hora. Além de ser impulsionado para mover um site que tem uma grande base de dados. Até 200GB. De onde estiver você poderá acompanhar a sua migração por completo, pois ela será atualizada via e-mail.

 

O mesmo é 100% gratuito, e você pode desfrutar de todas as suas funcionalidades sem ter a necessidade de comprar qualquer tipo de add-on adicional pago.

 

Conclusão:

Como você já sabe, um processo de migração de um web site em WordPress pode levar muito tempo, ainda mais se o site for muito grande e com uma enorme base de dados. Por isso, tenha paciência e faça as coisas com o máximo de cuidado possível. E jamais se esqueça de criar um backup dos dados antes de iniciar. a mudança de servidor.

 

Para tornar a sua tarefa muito mais fácil, segura e agradável você pode contar com a ajuda dos melhores plugins para migrar um site em WordPress que mencionamos nesse artigo, que são eles:

 

  • All in One WP Migration;
  • Duplicator;
  • Updraftplus;
  • BackupBuddy;
  • WP Migrate DB;
  • Super Backup and Clone;
  • VaultPress;
  • Migrate Guru.

 

Esperamos de verdade que esse conteúdo tenha-o ajudado nas escolha perfeita de uma ferramenta de migração. Recomendamos que você de preferência aos plugins que realizam o processo automatizado do backup de seus dados.

 

Pois preservar as suas informações deve sim ser a sua total e única preocupação nesse processo. Agradecemos por ter ficado conosco até aqui, e te desejamos boa sorte. Até mais 🙂

 

 

Leia também: