• Post category:Tecnologia
Publicidade

Um site nada mais é que uma simples coleção de páginas ou posts na internet muito bem organizados e também localizados em um servidor na rede da web. Então entenda exatamente o que é site imaginando-o como uma residência.

 

Publicidade

Um lugar onde você conseguirá reunir toda a sua mobília, que são informações, divididos e organizados em cômodos, que por sua vez seriam as páginas ou as postagem do mesmo. Caso você não saiba uma página na web pode falar de vários assuntos diferentes, e assim conseguir disponibilizar todas as informações no formato de conteúdo de mídia para os visitantes, sempre nos formatos de texto, vídeo, áudio entre outros.

 

Então se você já sabe o que é um site ótimo, isso é muito bom, e se você ainda não sabe continue conosco nessa nossa breve definição.

site o que e

O que é um site?

Muitas pessoas não sabem disso, mas o que nós chamamos de site aqui no Brasil, no idioma inglês ele é chamado de website. E justamente por isso resolvemos dividir essa nossa rápida explicação em apenas 2 palavras, que são elas: web / site.

Publicidade

 

Então saiba que WEB tem o significado de rede, pois foi esse o nome dado para a rede mundial de computadores. WWW ou World Wide Web. Que por sua vez significa lugar (local).

 

Sendo assim entendemos facilmente que um site é um local ou lugar na rede. Para você conseguir achar esse lugar na rede já é outro assunto. Para isso precisaríamos falar sobre domínio, que é simplesmente o endereço online do website.

 

Tipos:

Hoje em dia existem muitos tipos diferentes de sites, que apresentam modelos de design diferentes, e atendem a todo e qualquer que seja o tipo do negócio, online ou não. Segue os mais populares tipos:

 

Sites:

Eles são mais que essenciais para qualquer tipo de empresa ou negócio para conseguir manter uma boa presença na internet. Modelos institucionais, portfólios online entre outros.

 

Blogs:

Você pode também criar seu blog (pessoal ou não) sobre qualquer tema que desejar ou tiver mais conhecimento e afinidade. Você poderá criar por exemplo um blog de receitas e ainda ganhar dinheiro com seu blog.

 

Lojas virtuais:

Tem produtos para vender aí? Então que tal vender seus produtos na web? Então crie uma loja virtual do zero e exponha seus produtos a venda. Sua loja online ficará aberta 24 horas por dia, os 7 dias da semana, e os 365 dias do ano, nunca fecha.

 

Como ter um?

Para você criar um site é muito simples, você precisa primeiramente efetuar o registro e a compra do domínio, que será o nome do mesmo (seu endereço na internet). E em seguida efetuar a contratação de um serviço de hospedagem (servidor), e depois escolher a plataforma para a criação do mesmo. Que ambas são tarefas simples de serem feitas, até mesmo para um iniciante.

 

Compra e registro do domínio:

O domínio será o seu endereço na internet, por esse motivo escolha um nome que seja atraente, simples de ser lembrado e gravado pelas pessoas, e que principalmente tenha a ver com o seu negócio.

 

Jamais registre e compre um domínio que contenha hifens, ou então caracteres como acentos, isso só irá deixar o usuário confuso e irritado na hora de digitar o seu endereço no navegador.

 

Hospedagem:

Outra dica muito importante, escolha uma boa empresa de hospedagem, pois é a hospedagem que vai deixar seu site no ar. Ele sempre tem de estar online para receber seus visitantes. E use também uma rede de distribuição de conteúdo CDN.

 

Sem falar nos recursos e funcionalidades que ela irá te fornecer como um endereço de e-mail profissional, um certificado de segurança SSL para deixar ele seguro, backups diários do seu banco de dados, suporte e muito mais. Hoje em dia existem diferentes tipos de hospedagens, tudo vai depender da sua necessidade e do tamanho do seu negócio na web.

 

Plataforma:

Com o domínio devidamente registrado, a hospedagem contratada, então agora está na hora de escolher pela plataforma onde você vai querer fazer a criação do site. Atualmente existem muitas, e você pode ficar livre para escolher a que mais lhe agradar.

 

Nossa recomendação é que você opte por um Content Management System (CMS), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Pois eles deixarão suas tarefas muito mais fáceis e ágeis. Então escolha apenas uma das mencionadas ok. Segue as plataformas:

 

 

Conclusão:

Viu só, lendo esse nosso breve artigo você ficou sabendo o que é um site, como ele funciona, e quais são os tipos mais comuns. Apenas recapitulando que ele nada mais é que um conjunto de posts ou páginas contendo informações (textos, imagens vídeos, áudios, etc). Onde as mesmas são armazenadas, organizadas e disponibilizadas por um servidor.

 

Ele pode ter vários tipos diferentes, com designs diferentes, e atender à vários negócios diferentes na internet, podendo ele ser um simples blog pessoal, uma página institucional, e até mesmo uma grande ou pequena loja virtual.

 

Você só precisará de um nome de domínio, de uma boa hospedagem, e uma plataforma para a criação do projeto para colocá-lo no ar. E saiba que os custos para se ter um site hoje em dia são bem baixos. E nem precisa de programação para ter o seu. Então aproveita e vem pra web.

 

E é isso, encerramos aqui, esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida. Qualquer coisa deixe um comentário pra gente ok. Grande abraço e sucesso 🙂

 

 

Leia também:

O Que é URL do Site? Sua Importância e Como Encontrá-la?
Saiba Quais São os Tipos de Hospedagens de Sites.

Publicidade