O WordPress é atualmente considerado o Cms (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais famoso e utilizado no mundo inteiro. Ele é utilizado em mais de 40% de todos os sites do planeta inteiro. E a sua plataforma está em total crescimento sempre.

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo como o WordPress é um aplicação simples e fácil de ser instalada permitindo assim que os proprietários de sites e blog publiquem seus conteúdos sem a necessidade de ter conhecimento algum em programação.

O Cms WordPress utiliza Php e MySQL, que são linguagens suportadas por praticamente todas as hospedagem de sites existentes. Mas no entanto somente uma hospedagem 100% especializada em WordPress podem dar a você e a seus sites grandes vantagens, assim como velocidade, performance, alto desempenho e muita confiança.

Geralmente os sistemas de gerenciamento de conteúdo são utilizados para construção de blogs. Porém um site feito com WordPress também pode ser facilmente transformado em uma super loja virtual de altíssima qualidade. Também podem ser utilizados para jornais online, portfólios, sites institucionais e empresariais ou qualquer tipo de site que desejar.

A maior vantagem do WordPress com toda certeza é a sua interface que é muito intuitiva ao usuário. Caso você já saiba como utilizar o Word, então sua preocupação em usar o WordPress será zero. Você conseguirá escrever um artigo pro seu blog com facilidade e publicar conteúdos incríveis de forma rápida e fácil como faz com o Word.

E o melhor de tudo é que o WordPress é 100% gratuito e com seu código aberto. Isso significa que milhares de pessoas no mundo inteiro tem à sua inteira disposição uma incrível plataforma moderna e com altíssimo padrão de qualidade. Beneficiando até mesmo os iniciantes e leigos no assunto.

Wordpress - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Saiba mais Sobre o CMS: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo:

É de extrema importância você saber que o WordPress é extremamente necessário para que seu projeto na web tenha uma boa presença online. No entanto é muito bom que também conheça a história do CMS WordPress para que entenda porque ele se tornou a plataforma mais utilizada para que você conquiste o seu sucesso desejado na web.

O Início:

O WordPress teve seu início em 2003 com a união e dois desenvolvedores, o Matt Mullenweg e Mike Little. Eles começaram a desenvolver uma nova plataforma exclusiva para blogs. Onde a mesma foi desenvolvida pelo software bs/cafeblog.

Mas logo em seguida o projeto foi abandonado, no entanto eles tomaram a decisão de iniciar novamente, mas desta vez com força total e assim continuaram o desenvolvimento e a criação da plataforma com suas próprias condições.

Então eles lançaram a primeira versão do WordPress (versão 1.0) no início de 2004. Porém está versão era totalmente diferente de atual versão que está super desenvolvida e repleta de recursos fantásticos.





E mesmo nesta época o WordPress já possuía a grande maioria dos recursos que ainda são usados nos dias de hoje, assim como o editor de conteúdo e também o sistema de gestão de usuários. O processo simples e prático de instalação, moderação comentários nos posts do blog, além da função de permalinks já existiam também.

Do ano de 2004 pra cá o WordPress transitou por mudanças extraordinárias. E atualmente o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é gerido e mantido por uma gigantesca comunidade super dedicada de código aberto, e mesclada por centenas de milhares de membros do mundo todo.

Esses membros trabalham de forma remota. Sendo a grande maioria todos voluntários que se encontram no WordCamp. O WordCamp é uma grande conferência totalmente focada em estudos sobre o WordPress.

O CMS WordPress cresce rapidamente e geralmente uma nova versão atualizada é lançada a cada 2 os 3 meses. Sempre com novidades de recursos e melhorias em segurança.

WordPress.com e Wordpres.org: Entenda a Diferença Entre os Dois:

Como agora você já sabe o que é o WordPress e como surgiu o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Chegou a hora de mergulhar nos detalhes dessa incrível plataforma.

Normalmente quando você efetua uma busca o Google, no Bing ou em qualquer buscador na web, sempre acabará encontrando dois sites associados. Que são: WordPress.com e WordPress.org.

E é claro que isto vai confundir você, é logico. Porém ambos os dois sites tem propósitos diferentes e um suporte gigantesco de usuários instalados no mundo todo.

O que é o WordPress.org?

Caso você queira ter um site hospedado o próprio WordPress é do WordPress.org que você necessita. Neste espaço você poderá efetuar o download da plataforma e se deparar com uma incrível diversidade de temas e plugins para seu site ou blog.

Mas é claro que para poder hospedar o seu próprio site, necessitará registar um domínio e efetuar a contratação de um plano de hospedagem de sites.

Como o WordPress utiliza as linguagens de programação MySQL e PHP, ele tem suporte a todos os serviços de hospedagens existentes.

No entanto é bom saber que existe plano de hospedagem totalmente especializados em WordPress. Que são totalmente fundamentados em um ambiente próprio de hospedagem e super otimizado ao alto desempenho do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Org

O que é o WordPress.com?

Sendo muito simples de entender o WordPress.com é uma empresa de hospedagem que utiliza o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) para todos os sites e blog que hospeda.

Os utilizadores que se registrarem no serviço terão seus sites e blog com o tipo de domínio desta forma: meusite.wordpress.com.

Porém domínios personalizados estão totalmente disponíveis em versões pagas. O plano padrão é totalmente grátis e sempre será, mas conta com algumas limitações.

.com

Quais Modelos de Sites Posso Criar Usando o WordPress?

Em primeiro lugar procurar conhecer o que é o WordPress e como ele realmente funciona é essencial para você se demonstrar na internet. Enfim você precisará de um web site ou blog para criar e expor aos seus leitores e visitantes que irá receber.

Com toda certeza o WordPress é uma ferramenta poderosa que permitirá a você desenvolver vários tipos de sites um diferente do outro, só basta usar a criatividade. A capacidade de criação é tanta que fizemos questão de selecionar algumas ideias globais que você pode usar pra iniciar o seu projeto na web.




Lojas Virtuais:

Usando o CMS WordPress você poderá desenvolver uma loja virtual de qualidade sem ter nenhum conhecimento em linguagem de programação.

O famoso plugin WooCommerce foi desenvolvido especialmente para está finalidade.

Utilizando ele você você cria e gerencia facilmente o seu estoque, o carrinho de compras, seus pedidos, reembolsos, checkouts e muito mais com simples cliques.

Blogs:

Quando a plataforma teve início era uma ferramenta especialmente para blogs, e até hoje é um dos recursos mais utilizados por seus usuários.

Sites para Negócios:

Caso você tenha um negócio online, mesmo ele sendo pequeno, utilizar a plataforma WordPress com toda certeza irá lhe ajudar muito. Mesmo ele sendo muito comum e popular entre empresas de pequeno e médio porte. O mesmo também é muito utilizado por empresas de grande porte.

Portfólios em Geral:

A grande maioria de Freelancers como por exemplo: escritores, artistas plásticos, desenhistas, fotógrafos, músicos entre muitos outros usam o WordPress para mostrar seu trabalho na internet.

Existem centenas de milhares de modelos e temas para portfólios online que estão disponíveis no WordPress.org. Com recursos inimagináveis para atender a todos.

Conheça Alguns Sites que Utilizam o WordPress:

O WordPress é uma plataforma muito conhecida por blogueiros e blogueiras no mundo todo. Mas no entanto ele também é usado por famosos e empresas famosas. Que tal conferir alguns:

Site da Cantora e Compositora Katy Perry:

O site da famosa cantora e compositora de origem norte-americana Katy Perry é todo feito em WordPress.

Katy Perry - Site WordPress

Site da Forbes:

Uma das maiores fontes de informação e conteúdo do mundo, a Forbes também tem seu site feito com um template WordPress.

Forbes - Site WordPress

Site da Open Nasa:

Até mesmo o site Open Nasa é inteiramente desenvolvido em WordPress.

Nasa - Site WordPress

Site da Mercedes-Benz:

O site da incrível marca de automóveis alemã Mercedes-Benz é em WordPress.

Mercedes Benz - WordPress

Conhecendo Alguns Pros e Contras da Plataforma:

Com toda certeza ele é sem dúvidas a melhor plataforma para qualquer pessoa ou empresa que necessita iniciar um projeto na web, pois ele dispensa qualquer tipo de conhecimento técnico específico em programação.

Por isto o WordPress é sem dúvidas uma excelente opção para programadores, sendo ele uma ferramenta muito poderosa e totalmente customizável. No entanto ele também conta com algumas adversidades e você necessita saber quais são.

Prós do CMS:

  • Custo baixíssimo: Você só precisa de um plano de hospedagem pago que o WordPress e a grande maioria de seus plugins e temas são totalmente gratuitos;
  • Super fácil de instalar e de atualizar: Outros CMS são um pouco complicados de instalar e configurar, mas o CMS WordPress dispensa configurações complexas. Instalação em um simples clique;
  • Gerenciamento fácil e simples: Conforme já dito anteriormente em outro tópico desse artigo, não é necessário ter nenhum conhecimento em linguagem de programação. Escrever e publicar artigos, efetuar uploads de imagens é muito simples;
  • Design simples de ser personalizado: O WordPress disponibiliza centenas de milhares de temas prontinhos. Bastando escolher o que mais lhe agrada e supre as suas necessidades que se adeque ao seu negócio;
  • Funções super personalizáveis: O CMS Wodpress disponibiliza a você uma verdadeira imensidão de plugins para deixar seu projeto ainda melhor. No repositório de plugins é possível encontrar de tudo. Um plugin específico para qualquer tarefa. Tem tudo mesmo, até plugins pra Seo (Otimização para Mecanismo de Busca) até para agendar um horário médico em uma clínica;
  • Comunidade envolvida em ajudar: Contando com uma comunidade global extremamente grande e um fórum extremamente útil caso necessite de ajuda com seu site ou blog. Caso tenha dúvidas ou desconhece algum problema, você sempre irá encontrar auxílio e a solução velozmente.

Contras do CMS:

  • Segurança: Ativo em mais de 40% dos sites de todo o mundo na web o WordPress é frequentemente alvo de ataques de invasores que querem roubar ou prejudicar seu site. Mas para isto existem diversas formas de se proteger e deixar seu site blindado;
  • Conteúdos produzidos por terceiros: É de extrema importância que saiba que a grande maioria de plugins e temas do WordPress são desenvolvidos por terceiros. Então às vezes podem apresentar alguns bugs. Nossa recomendação sempre antes de fazer alguma instalação de tema ou plugin é ler a descrição completa deles e verificar também o que dizem outros usuários. Desta forma ficará sabendo a opinião de outros usuários.
  • Tempo para a página carregar: Caso você esteja usando muitos plugins instalados em seu site, ele pode sim ficar mais lento. Mais isto é facilmente resolvido com poderosos plugins de otimização e cache. Que resolvem de imediato este quesito.




Conclusão:

Então, você conseguiu entender o que é o WordPress? Assim como você leu nesse artigo, o CMS WordPress é uma baita plataforma incrível e poderosíssima, sendo usada por muitos devido a sua versatilidade. Permitindo que você possa ter qualquer tipo de site que desejar ter.

Se vai iniciar um site ou blog, seu negócio necessita de uma excelente presença online na web? É do WordPress que você necessita.

Precisa de uma loja virtual supimpa de linda? Necessita de um super portfólio online para demonstrar seus produtos atraindo assim muito mais clientes. Vá de WordPress.

As opções são extremamente grandes, o custo é extremamente baixo. Então o que você está esperando para criar seu primeiro site ou blog usando o WordPress?

Então é isso, esperamos que tenham gostado desse artigo sobre o WordPress e que ele te ajude de alguma forma.

Ficamos por aqui, até a próxima e muito sucesso pra você sempre 🙂

 

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.