Imaginar o dia de hoje sem utilizar a ferramenta Google é algo quase impossível uma vez que ela se tornou algo imprescindível no cotidiano de diversas profissões e das pessoas, em diferentes contextos. Mas você já se perguntou Quem Fundou o Google?

Um lugar onde você tem a oportunidade de fazer pesquisas sobre variados assuntos no maior buscador do mundo, e ainda utilizar diversos aplicativos disponibilizados pela empresa Google, como salas de aula, armazenamento de dados, entre outros.

Dada a grande presença que o Google tem no nosso dia a dia você com certeza já deve ter parado para imaginar quem será que fundou essa empresa e criou tantas ferramentas maravilhosas que estão presentes no nosso cotidiano de forma tão intensa.

E que dificilmente conseguiríamos nos desvencilhar delas, não é mesmo?

E é para responder essa pergunta que fizemos este material de hoje, onde iremos trazer para você quem são os fundadores do Google, quais foram as contribuições e motivações que eles tiveram para desenvolver essa empresa e a plataforma de busca.

Sendo ela uma das principais funcionalidades da empresa, e ainda curiosidade sobre o Google.

Ficou curioso para descobrir tudo que preparamos para você? Se sim, vamos lá saber mais sobre Quem Fundou o Google!

quem foi o fundador do google

Fundadores do Google:

O Google foi desenvolvido incrivelmente como uma ideia de doutorado feita por dois doutores da universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, que tiveram como foco principal no material desenvolvido por eles a análise das propriedades matemáticas que a internet teria em potencial.

Os mecanismos de busca até então disponíveis na internet, como o Yahoo por exemplo trazia uma configuração de busca de dados através de bancos de dados manuais, que classificavam seus resultados em volumes de buscas de termos com possíveis respostas acopladas. Dando assim essas respostas em pesquisava sobre aqueles assuntos, que nem sempre eram materiais tão exatos.

Para que as formas de busca fossem mais inteligentes era necessário desenvolver algum tipo de estudo específico na área, que visasse uma forma de pesquisa ainda mais completa não através de um banco de dados com perguntas e respostas.

Mas sim em um formato mais geral que conseguisse acoplar dados disponibilizados dentro da própria internet sendo o ideal trabalhada por Page e Brin, até então insatisfeitos como modelo de busca atual.

Levando em consideração esses aspectos, os outros tentaram a ideia de desenvolvimento de um motor de busca que tivesse a capacidade de analisar não só o volume de buscas em relação a uma determinada pergunta o contexto.

Mas também a relação que os usuários tinham com as páginas visitadas, a quantidade de buscas para aquele termo e ainda a qualidade dos links que seriam ofertados para os usuários como forma de resposta às suas perguntas.

Assim, Page e Brin desenvolveram o Google, como apenas uma ideia de doutorado, visando potencializar o estudo em relação a efetividade dos mecanismos de buscas no processo de pergunta a resposta.

Com a possibilidade de tornar a experiência do usuário ainda mais otimizada aumentando a qualidade dos vídeos ofertados e fazendo com que tudo estivesse de acordo com a necessidade dos usuários.

Dessa forma, o site chegou a ir ao ar em janeiro de 1996, apenas como uma proposta de modificação apresentada para os mecanismos de buscas na tese de doutorado dos estudantes.

Mas 2 anos depois, fez tanto sucesso e se tornou uma empresa. Fundada em setembro de 1998 a Google que conhecemos atualmente, mas ainda é um modelo que dava seus primeiros passos.

Com o passar do tempo o Google foi ganhando novas formas de implementações no seu mecanismo de busca, permitindo que as pessoas não pesquisassem apenas por perguntas e respostas, mas também por termos como por exemplo: livros, vídeos, compras, viagens entre outras formas de apresentação como conhecemos hoje em dia.

Além de trazer ainda diversos aplicativos e funcionalidades da empresa Google não ligados diretamente a buscador, mas que fazem bastante sucesso.

Então agora que você já sabe quem fundou o Google, ou melhor quais foram seus criadores, vamos saber um pouco mais sobre eles.

fundadores do google

Larry Page:

Lawrence Edward Page, mais conhecido como Larry Page, nasceu no ano de 1973 na cidade de Lasing, no dia 26 de março. Ele é considerado um dos fundadores Google.

Uma vez que desenvolveu a concepção da ideia juntamente com Brin, sendo nomeado após a consolidação do Google como uma empresa o primeiro diretor executivo, somando atualmente uma fortuna de quase 57 bilhões de dólares.

No ano de 2011 ele foi considerado pela revista time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo devido sua enorme contribuição com a empresa Google e os benefícios que ela traz para a sociedade em geral no mundo inteiro.

Tornando ele um grande empreendedor de sucesso ao lado de Brin. Em 2015, no dia 10 de agosto, Larry deixou o cargo de CEO da empresa Google, deixando o espaço para Sundae Pichai, passando assumir o comando da empresa Alphabet.

Atualmente, Larry é o CEO da Alphabet, uma empresa holding que tem como principal responsabilidade abrigar o Google e ainda outras empresas subsidiárias notícias importantes para o mundo da tecnologia.

Como a Fiber, uma operadora de internet bastante conhecida e a Nest, uma empresa responsável por fabricar dispositivos inteligente da internet das coisas.

Larry Page

Sergey Brin:

Sergey Mihailovich Brin, mais conhecido como Sergey Brin, nasceu no ano de 1973 na cidade de Moscou, no dia 21 de agosto. Junto com Lary, ele fundou a empresa Google, sendo atualmente ex-presidente do Google e presidente da Alphabet Inc.

Empresa que gere juntamente com o amigo Lary, e que tem proporções ainda maiores que a criada por eles e 1996, que é a Google.

Ele é filho de pais judeus e emigrou no ano de 1979 para os Estados Unidos juntamente com a sua família, como forma de fugir do antissemitismo que estava sendo empregado na sua região pela união soviética.

A partir de então, ele passou a estudar e se dedicar para a área da matemática e ciência da computação, profissão pela qual se formou com honras pela Universidade de Maryland.

Brin foi classificado pela Forbes em 2012 como a vigésima quarta pessoa mais rica do mundo, somando patrimônio de 18,7 milhões de dólares.

Mas contando atualmente com cerca de quase 53 bilhões de dólares de patrimônio, tendo como sua empresa pioneira, o Google, somando um valor no mercado estimado de mais de 290 milhões de dólares, com responsabilidade que divide desde a criação da mesma com Lary.

Atualmente, ele é presidente da Alphabet, atuando junto com seu amigo e parceiro de projetos Lary, sendo um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Google glass

Sem falar dos carros autônomos que pertencem a empresa., É considerado também um dos principais responsáveis pelo layout da página inicial do site do Google atualmente.

Sergey Brin

Curiosidades Sobre o Google:

Agora que você já sabe quem fundou o Google e também já sabe bastante coisa sobre os seus criadores, chegou a hora de conhecer algumas curiosidades sobre essa empresa. A sua criação e o seu desenvolvimento até a data de hoje. Vamos lá!

Primeira Aparição:

Uma primeira curiosidade a se destacar sobre o Google é que a sua primeira aparição não é a sua data de criação, como você pode ter lido logo acima, onde o Google hein se apareceu para ser utilizado de forma privada, como mecanismo de busca hein de estudo, no ano de 1996.

Sendo uma empresa de fato apenas dois anos mais tarde, no ano de 1998, no mês de setembro.

Nome:

Outra curiosidade é que o Google não tinha esse nome, o nome que seria dado para esse mecanismo de busca seria “BackRub”, algo bem alternativo, não é mesmo?

O nome de Google foi dado a partir da inspiração pelo termo “Googol”, o que é um termo utilizado para ilustrar valores muito grandes, que foi pensado como analogia ao grande número de páginas exibida pelo site a cada pesquisa.

Mas, como você pode perceber, o nome Google e o termo Googol tem como características em comum uma grafia diferente e uma mesma pronúncia.

Isso porque Brin e Page apenas conhecia um termo, mas não sabiam como escrever corretamente, o que fez o Google tomar forma do jeito que é escrito hoje em dia. Se tornando de forma rápida a empresa que conhecemos hoje, com o nome que atualmente leva.

Fundação do Google:

Ainda sobre a fundação e utilização do Google, cabe citar que em janeiro de 1996 ele tinha interface bem comum para a época, algo meio bloqueado, rodando somente os servidores da universidade de Stanford.

Tendo a partir do seu enorme potencial a possibilidade de virar no dia 15 de setembro de 1997 algo com o nome registrado, de forma oficial, chegando ao dia 4 de setembro de 1998 comum serviço disponibilizado para outros servidores, iniciando assim as suas atividades de forma propriamente dita e se tornando Google que conhecemos atualmente, mas ainda em seus primeiros passos em interface layout.

Como o Google Ganha Dinheiro?

A principal forma de geração de dinheiro da plataforma Google é através dos anúncios que terceiros disponibilizam em suas plataformas.

E que mesmo parecendo ser uma forma bem básica de geração de renda consegue movimentar bilhões de dólares para a empresa uma vez que ela está disponível para acesso mundial e sendo utilizada por um enorme número de pessoas todos os dias.

Aliado a isso a empresa ainda trabalha com outros aplicativos e funcionalidades que hoje em dia são disponibilizadas pela Google e que se tornaram ferramentas essenciais para o dia a dia de muitas pessoas, sendo produtos indispensáveis e disponibilizados pela empresa, fazendo com que assim eles ganhem ainda mais dinheiro.

Aplicativos:

Dentre esses aplicativos, funcionalidades e produtos variados, cabe citar o Google Chrome, que é um aplicativo de buscador, um navegador, disponibilizado para telefones celulares, um próprio desenvolvedor Android da própria Google que hoje em dia está presente em diversos celulares de variadas marcas, gerindo as principais funcionalidades dentro dos aparelhos.

E-mail:

O e-mail do Google, o G-mail que permite trocas de mensagens, envio e recebimento de arquivos, hiperlinks, armazenamento de dados em grande escala, fazendo com que muitas pessoas tenham contas hospedadas nesse produto.

YouTube:

Cabendo ainda citar o YouTube, uma plataforma de vídeos da Google, que tanto gera visibilidade para muitas pessoas, sendo uma ferramenta de trabalho até, e ainda gerando muito dinheiro para o Google todos os anos.

Google Maps:

Outra ferramenta de grande visibilidade e utilidade da Google é o Google Maps, onde as pessoas podem fazer pesquisas bem específicas sobre regiões que desejam visitar, já visitaram, ou se encontram no momento.

Podendo realizar atividades inerentes a localização, como encontrar pessoas, dizer onde estabelecimento se localizam, fazer avaliações, deixar comentários, e até mesmo realizar compras, como por exemplo de hospedagens, diretamente no Google Maps, através de indicações da plataforma.

Google Docs:

Da Google ainda existe o Google Docs, uma ferramenta de edição de texto onde você pode estar desenvolvendo diversos materiais em doc. e podendo utilizar e compartilhar em variadas plataformas, editando sempre que desejar.

Google Fotos:

Google fotos também é uma ferramenta bastante difundida da Google, onde você pode estar armazenado seus dados de imagens e vídeos do aparelho celular através de um aplicativo com interface bem facilitada. Um layout simples e intuitivo e ainda uma diversidade de funcionalidades.

Conclusão:

Hoje em dia, como você pode ver, o Google não se fixou apenas em vender espaços para anúncios de empresas de terceiros.

Mas trabalhando com produtos específicos da sua própria marca fizeram com que essa empresa ganhasse tanta visibilidade e se tornasse uma das maiores do mercado. Além do incrível buscador que foi o pioneiro da empresa.

Com isso, você pode perceber a indispensabilidade que a empresa Google tem atualmente no dia a dia de qualquer pessoa ao redor do mundo.

Uma vez que ela se tornou uma empresa presente no dia a dia através de funções essenciais, trazendo mais praticidade e funcionalidade para as atividades que antes eram mais complicadas.

E e que se torna bem mais simples com os produtos disponibilizados pela empresa, sendo ferramentas essenciais.

Então é isso pessoal, vamos encerrando por aqui, esperamos que você tenha gostado de ler sobre quem fundou o Google, ou melhor, nesse caso foram dois fundadores. Duas mentes brilhantes que transformaram muita coisa em nossas vidas.

Um grande abraço, até mais e sucesso 🙂

 

Leia também:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.