Caso você não saiba o Marketing Digital é um exercício que vem sido melhorado e aprimorado com o passar dos anos, e é uma ótima opção para desenvolver e crescer qualquer tipo de negócio.

Ele está totalmente ligado no formato como as pessoas fazem compras de produtos e com a sua forma de interagir com empresas e marcas.

Uma grande vantagem do marketing digital é que ele permite uma conexão muito mas influente com seus consumidores potenciais em tempo real.

Porém antes de lançar suas táticas e estratégias de marketing digital é bom que você conheça alguns conceitos que devem ser considerados.

Nesse artigo, irei apresentar para você um olhar completo sobre os principais conceitos do marketing digital.

Vamos lá aprender mais?

O que é Marketing Digital

Marketing Digital: O Que é?

O marketing digital nada mais é do que oferecer serviços ou produtos para clientes ou futuros clientes por meio da internet.

Com a chegada da internet muitas oportunidades surgiram, novas plataformas, como mídias sociais, e-mails, blogs que proporcionam que você apresente suas ideias, assim alcançando objetivos de negócios.

E por sua vez estará engajando um público muito maior, e com a possibilidade de gastar menos reduzindo custos.

Então apenas para você ter uma ideia, a internet hoje em dia está à disposição de quase 54% da população do mundo inteiro. Isso quer dizer que muita gente fica online por muito tempo.

As informações estão disponíveis para todos em qualquer plataforma, você só precisa de um computador, tablet ou smartphone e uma conexão com a internet.

Cada vez mais a quantidade de pessoas que ficam online estão crescendo, tudo isso devido a acessibilidade a internet.

Com isso o marketing digital acabou substituindo grande parte das estratégias de marketing mais tradicionais, como por exemplo: jornais, revistas, rádio, entre outros.

Pois a mídia digital é focada em alcançar os consumidores da atualidade. Por isso o marketing digital é extremamente muito promissor, além de ser muito mais econômico e viável.

Sem falar que com uma estratégia de marketing online bem planejada, e bem executada tem o pode de alavancar o seu negócio.

Saiba Por Que Ele é Importante Para Seus Negócios:

O marketing digital veio para facilitar a divisa que existia entre clientes e o profissional de marketing, e o melhor de tudo em tempo real.

Tudo isto pois ele mostra muitas vantagens que listaremos para vocês logo abaixo.

Alcance Mais Gastando Muito Menos:

O marketing online é excelente, pois ele permitirá que você invista menos dinheiro enquanto alcança um público muito maior.

Se comparado a forma tradicional, você conseguirá uma maior aproximação das pessoas pela internet sem ter a necessidade de destinar um orçamento extra pros seus anúncios ou campanhas.

Você pode e deve utilizar diversos canais de marketing, como por exemplo: sites, blogs, redes sociais, inserindo conteúdo próprio para o seu público-alvo.

E se preferir pode também fazer anúncios de seus produtos ou serviços utilizando ferramentas de publicidade das mídias sociais, tem também o Google Ads, ou se preferir pode também enviar e-mails.

Vamos ver um exemplo simples, caso você resolva anunciar seus produtos ou serviços em um outdoor espalhados pelas ruas da cidade, então com isto conseguirá atingir apenas sua audiência local.

Mas se você deseja atingir um público muito maior com este tipo de publicidade, então necessitará também gastar muito mais contratando mais outdoors.

Por isso que promover seus produtos e serviços na internet usando ferramentas de publicação, provavelmente gastará muito menos. Isto é se considerarmos que você realize um boa pesquisa antes de colocar sua estratégia em prática.

Totalmente Calculável:

Como você já sabe disso com toda certeza, a internet oferece acesso a milhares de dados para você, o marketing online digital então permitirá que você realize análises de desempenho de campanhas.

Dessa maneira será possível entender o que realmente funciona ou não funciona.

Ao utilizar de ferramentas gratuitas como o Google Analytics, é possível extrair dados muito precisos sobre todo o tráfego orgânico de seu site, como por exemplo:

E muito mais dados e estatísticas gerais sobre toda a sua audiência. Ferramenta mais que essencial para quem trabalha com marketing digital, digamos que é indispensável.

Então quando você faz a junção de todos esses dados, você vai ter uma visão muito melhor sobre como anda o desempenho de seu negócio. Conseguindo assim prever até o (ROI) retorno sobre o investimento.

Vamos a um exemplo simples, ao criar anúncios em uma revista, que seriam anúncios impressos em papel, você nunca conseguirá saber o número exato de pessoas que viram o seu anúncio.

E o pior de tudo é não ficar sabendo como os seus consumidores ou possíveis consumidores estão reagindo ao seu conteúdo publicado.

No entanto, se você utilizar redes sociais ou até mesmo sites ou blog para publicar seus anúncios, então você pode mensurar facilmente todos os dados que são coletados e ter insights valiosíssimos.

Isso por sua vez irá permitir que você consiga realizar avaliações mais apupáveis de suas campanhas e assim conseguir deixar elas muito melhores.

Esses dados coletados deixarão você um passo a frente, já que o pulo do gato para um marketing bem eficaz é saber interpretar os dados que são recebidos e fazer alterações baseadas no que descobriu com a coleta de informações.

Várias Opções Avançadas de Segmentação:

O marketing digital por sua vez irá permitir que você faça segmentações de sua audiência tanto por interesses, e também por outras peculiaridades como demografia. Que trazem por sua vez maior precisão para atingir o público correto.

O marketing digital online também sabe identificar direções sobre como o comportamento de seus clientes, isso antes mesmo deles tomarem a decisão de compra. Já pensou saber a decisão final de seus clientes.

E não é só isto, como existem diversos canais a sua disposição para fazer marketing digital, ele ainda vai ter permitir que você esteja no lugar onde o maior lucro é gerado.

Isso é muito bom, pois vai ajudar os consumidores a avistarem a sua marca, saber muito mais sobre seu tipo de negócio, e até mesmo poder fazer questionamentos específicos sobre produtos e serviços oferecidos.

E assim no final das contas, ajudará a criar muito mais engajamento com sua audiência que resultará na conversão de vendas online.

As segmentações do marketing tradicional é coisa do passado, pois se baseiam em apenas algumas características como por exemplo: faixa de renda, idade, localidade e gênero.

Assim fica muito mais difícil saber como as pessoas estão interagindo com a sua marca antes de realizar a compra. Pois você precisa esperar o fim da campanha até poder planejar a execução do próximo passo.

E isso pode atrapalhar um pouco o crescimento de seu negócio.

Escala:

Muita gente acha difícil iniciar no marketing digital, mas usar a internet como mídia de publicidade é basicamente como estar abrindo novas portas para novas oportunidade que possam vir.

E o marketing digital online ainda vai além disso, ele vai permitir que você identifique tendências de como as pessoas compram produtos.

Isso vai te ajudar a tomar decisões muito mais certeiras e assim pode escolher as melhores estratégias de marketing online que mais se ajustam ao seu negócio, podendo refiná-las muito mais rapidamente.

Após você já ter definido os seus objetivos, ficará muito mais fácil e prático ir para o próximo passo.

Você poderá iniciar definindo um orçamento diário inicial, fazer o planejamento de sua tática e assim mensurar os seus resultados e realizar o planejamento futuro de seu negócio.

A Importância da Presença Online:

Completamente diferente da forma de marketing tradicional, que por sua vez a presença online não é tão importante assim, no marketing digital online, ter uma presença notável é fundamental.

Além de permitir um engamento muito maior dos usuários, irá ajudar na reputação de sua marca, podendo até mesmo persuadir em taxas de conversões muito melhores.

Mas não esqueça da qualidade de seus conteúdos par as mídias sociais ou plataformas de marketing que for utilizar, podendo ser um blog, site, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras novas mídias sociais que já existem.

Confira só este brave exemplo, o Twitter não é o melhor local para veicular vídeos, fotos e anúncios, mas já o Facebook, o Instagram e o Pinterest são perfeitos para isso.

Procure sempre estar aprendendo mais sobre as plataformas, publique conteúdo com frequência e deixe o seu alicerce de clientes aumentar de forma orgânica.

Procure sempre passar algo de valor em seus conteúdos publicados. Ao invés de fazer um bombardeio de anúncios somente com promoções. Elabore tutoriais, crie bons artigos com conteúdo de valor.

E uma dica muito valiosa, jamais deixe de responder os comentários em suas publicações. Mantenha os seus leitores e visitantes sempre engajados e construa uma forte conexão de longo prazo com as pessoas que seguem sua marca.

Está é uma chave para conseguir sucesso em qualquer campanha de marketing digital.

Observe que essas características e estratégias mencionadas nesses tópicos jamais serão encontradas no modelo de marketing tradicional, onde as coisas são menos previsíveis.

Conheças as Melhores Estratégias:

Como já é de seu conhecimento, o marketing digital está sempre em crescimento, nunca para no tempo. Por esse motivo as estratégias consequentemente irão seguir esse padrão.

Nos tópicos seguintes iremos relacionar as estratégias de marketing digital online mais utilizadas atualmente em todo o mundo.

Seo: Buscas Orgânicas Otimizadas:

A maior parte dos usuários de internet utilizam motores e busca para fazer pesquisas com a finalidade de encontrar informações sobre marcas, serviços ou produtos de seu interesse.

E muitos deles, só vão fazer a escolha de uma marca após pesquisar em sites mostrados nos resultados dos mecanismos de busca.

Então caso o site, blog, loja virtual não esteja no topo do ranking das pesquisas, é muito bem provável que você não irá conseguir atrair seus clientes. Mas agora você deve estar se perguntando. Mas como isso?

Saiba você que grande parte dos usuários procuram filtrar as informações das Serps, porém somente uma pequena parte deles vai até a página 3 dos resultados mostrados.

Devido a isto, estar entre as primeiras posições da primeira página é essencial para obter sucesso no marketing digital.

Conquistar as primeiras posições não é fácil, mas se aplicar técnicas de Seo você com certeza vai conseguir conquistar posições orgânicas nos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves, tanto palavras de cauda curta, quanto palavras-chave de cauda longa, otimize o seu site, use técnicas de link building e crie conteúdos de valor para seus usuários.

Dese forma você conseguirá engajar muito mais clientes que vem pela busca orgânica nos mecanismos de busca da internet.

Marketing Online - Seo

SEM: Marketing Nos Mecanismos de Busca:

Conseguir tráfego orgânico não acontece do dia pra noite, estratégias de Seo funcionam sim, mas claro que leva um certo tempo para você começar a receber tráfego organicamente.

Enquanto o SEM (marketing nos mecanismos de busca) oferece resultados imediatos, bastando você criar campanhas patrocinadas, ou seja, pagas, para seus devidos clientes em potencial.

Os seus anúncios e campanhas irão aparecer no topo das páginas dos resultados dos mecanismos de busca. E sempre destacados com ícones verdes ou amarelos junto a eles.

Essa estratégia também é conhecida como PPC (pay per click ou paga por clique). Essa prática é muito usada no Google Ads e também no Bing Ads.

O anúncios por PPC são extremamente eficientes para diversos tipos de negócio. E conforme uma recente pesquisa mostrada no site Wordstream, 64,6% dos consumidores da internet só clicam em um anúncio quando eles realmente querem efetuar a compra.

Ao criar seus anúncios de PPC você pode personalizar eles, assim eles apareceram quando as palavras-chaves escolhidas por você são digitadas no buscador.

Além disso pode também criar anúncios direcionados para clientes em potencial que já conhecem a sua marca.

E também e muito importante que saiba que só pagará quando uma pessoa clicar em seu anúncio. Dessa forma você pode estar definindo uma parte de seu orçamento somente para anúncios PPC de forma precisa ao usar essa estratégia de marketing digital.

Anúncios pagos costumam ser muito bons, pois o custo para você pagar pelos anúncios é até um pouco baixo se comparado aos lucros que irá conseguir.

Mas a recomendação é, antes colocar está estratégia de marketing digital online em prática, faça uma boa pesquisa antes em busca de palavras-chaves que podem realmente te trazer clientes.

Marketing Digital Online - Sem

Redes Sociais:

As mídias sociais como o Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, Twitter, Pinterest entre outras com toda certeza são ótimos locais para veicular anúncios sobre sua empresa ou seu negócio.

Pois tenha em mente que praticamente mais da metade da população do mundo inteiro possuem perfis ativos nas redes sociais.

E não é só isso, considere que seus potenciais clientes passam horas conectados nas suas redes sociais. Por esse motivo é fundamental fazer anúncios nas mídias sociais também, tenha isto como parte de sua estratégia de marketing online.

Isso permitirá a você atingir clientes com um maior engajamento, com um custo até que razoável. Sempre fazendo interações.

Isto com toda certeza irá promover ainda mais a sua marca e melhorar a mente de seus usuários à respeito de seu negócio. E por sua vez trará ainda muito mais tráfego para suas páginas de seus produtos e serviços.

Porém, como toda e qualquer estratégia de marketing digital é preciso planejar para realizar boas campanhas de marketing em redes sociais, e assim obter o crescimento esperado.

Marketing nas Redes Sociais

E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma forma poderosa de se comunicar com a sua audiência, pois dessa forma você sempre estará fortalecendo ainda mais a relação que já tem com clientes mais antigos.

Você pode e deve sempre manter contato com seus clientes, assinantes de sua newsletter, seguidores de redes sociais sempre com e-mails com conteúdos que vão além de promoções.

Procure criar conexões mais fortes usando e-mails, pequenos lembretes, ofertas exclusivas e até mesmo ofertas relâmpago.

Caso você já possua um web site que tenha conteúdo de qualidade e que esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, então provavelmente já tem um número bom de seguidores e assinantes, assim basta contactá-los com apenas um clique.

No entanto para fazer com que eles continuem a relação com sua marca e se tornem consumidores fiéis, basta criar uma sequência automatizada de e-mails.

Assim fará interações muito mais pessoais, além de poder oferecer descontos exclusivos e até mesmo alguns brindes grátis.

O WordPress é a ferramenta mais que perfeita para se integrar e se trabalhar com ferramentas de e-mail marketing, pois ele irá facilitar toda a criação e o disparo da sequência de e-mails.

Basta otimizar as suas mensagens deixando-as persuasivas para seus objetivos de marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia muito boa que você deve sim utilizar com a finalidade de sempre melhorar continuamente o seu negócio na internet.

E-mail

Marketing de Conteúdo:

O marketing de conteúdo tem seu foco principal na criação, publicação e distribuição de conteúdos para o seu público-alvo. Essa estratégia combina perfeitamente com SEO e SEM.

Pois ela sendo bem aplicada trará resultados explosivos para sua marca, aumento de tráfego orgânico e novos consumidores.

O marketing de conteúdo engloba qualquer estratégia que seja que se utiliza de conteúdo como base. Isso vai incluir postagens em redes sociais, postagens em blogs, infográficos, e-books, estratégias de vídeo marketing e muito mais.

Ela por sua vez influencia praticamente todas as outras estratégias de marketing digital.

Já que o conteúdo é a atração principal dessa estratégia de marketing digital online. É importantíssimo produzir conteúdo de altíssima qualidade, para garantir que seja relevante para os seus leitores.

E para fazer isto basta pesquisar melhor sobre os seus visitantes, procure descobrir quais são as palavras-chaves que eles usam para sempre criar conteúdos que sejam realmente confiáveis.

Isso com toda certeza ajudará seus clientes a verem você com outros olhos e seu negócio com uma fonte de valor contendo informação de alta qualidade.

Sem falar que assim você estará encorajando-os a consumir seus serviços e produtos. Assim seu engamento, seu tráfego orgânico só irão aumentar com o passar do tempo.

Conteúdo

Marketing de Automação:

Deixei esse tópico por último, mas nem por esse motivo ele é menos importante dentro das estratégias de marketing digital. A automação nada mais é que uma plataforma que junta praticamente todas as suas estratégias de marketing online.

Essa funcionalidade trata-se de um software que irá automatizar todas as suas operações de marketing.

Muitas tarefas podem ser facilmente automatizadas e irão te poupar muito tempo. Tarefas como: agendar posts em mídias sociais, newsletter, monitorar dados e relatórios diários e muito mais.

Se usadas com eficácia, a automação de marketing poderá ajudar você a observar rapidamente quais campanhas estão funcionando melhor e quais estão ruins.

E muito mais importante que isso, a automação irá medir os seus resultados e o seu ROI (retorno sobre o investimento) de todas as suas campanhas. Assim você poderá crescer mais rapidamente.

Mas tenha sempre em sua cabeça que todas as estratégias de marketing digital citadas a cima tem relação uma com a outra. E funcionaram muito melhor se ambas estiverem combinadas, pois uma completa a outra.

Automação

Mas Como Fazer Marketing Digital Inciando do Zero?

O marketing digital praticamente funciona para qualquer nicho, porém nem todos os tipos de negócios devem implantar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira. Cada caso é um caso.

Por isso é bom que saiba que existem princípios que devem ser levados em consideração antes de tomar atitudes. E eles estão relacionados abaixo:

Conhecendo o Seu Modelo de Negócios:

Entender a sua audiência é fundamental. Porém, em primeiro lugar você necessita saber exatamente quando quer lidar com seu negócio em si, ou com os clientes em potencial. E é isso que por sua vez irá determinar o seu modelo de negócios.

Então agora vamos dar uma olhadinha rápida em algumas estratégias que voltam-se a funcionar melhor para empresas tipo B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer).

Modelo de Negócios B2B:

Caso a sua empresa ou seu tipo de negócio seja B2B (Business to Business), então os seus esforços em estratégias de marketing digital estarão muito mais concentrados na construção de relações com outras empresas.

Nesse tipo de negócios, você lidará diretamente com outros negócios que também irão se transformar em seus clientes.

Por isso, o seu consumidor (comprador) será o gerente geral ou até mesmo o proprietário da empresa, ou uma pessoa que ocupe cargos que tomam decisões.

Isso vai exigir por sua vez que você construa uma consciência de marca e também de confiança pro seu negócio antes mesmo dos clientes efetuarem compras de seus produtos e serviços.

Você pode e deve ir além do seu site, nossa recomendação é também focar em canais como o LinkedIn, que por sua vez é voltado para negócios. E também usar e-mails mantendo a acessibilidade de sua marca.

Modelo de Negócios B2C:

Caso a sua empresa ou seu tipo de negócio seja B2C (Business to Customer), é muito bem provável que seu objetivo em suas estratégias de marketing digital online serão concentrados em clientes de seus canais.

Esse modelo de negócios por sua vez exigirá lidar com consumidores deforma individual.

E na grande maioria das vezes esses consumidores compram por conta de razões mais emocionais. Devido a isso, realizar uma boa colocação de sua marca é um fator de extrema importância.

Empresas que utilizam o modelo B2C (Business to Customer), procuram usar canais como Pinterest, Instagram com toda certeza será muito mais vantajoso e os resultados serão muito melhores.

Conhecendo o Seu Público-Alvo:

Se este for o seu caso de não entender ou não conhecer quem deseja alcançar na internet, então vai ser um pouco mais difícil conseguir passar uma mensagem e vencer seus concorrentes.

Por isso é necessário saber identificar o seu público-alvo para quem esteja fazendo marketing.

Ter conhecimento sobre certas necessidades dos consumidores, assim como suas preferências e seus comportamentos sempre com base em dados quantitativos e qualitativos.

Essa parte é de extrema importância, e vai ajudar na organização em colocar uma campanha de marketing digital em prática.

E para isto você não necessita contratar uma agência especializada nesse tipo de trabalho. Você mesmo conseguirá fazer suas personas do comprador.

Que são a representação fictícia de seu tipo de cliente perfeito, e para consegui-lo basta seguir os passos abaixo:

  1. Pense quem realmente são seus consumidores e os organize por categorias;
  2. Crie uma caracterização para cada uma das categorias já definidas anteriormente;
  3. Procure determinar qual a categoria possui o maior número de potenciais clientes, e comece a escolher a melhor estratégia de marketing digital online para comunicar-se com ela.

Seguir esse passos é muito mais que uma obrigação. Saber que tem diferentes personas significa também que irá precisar de diferentes estratégias de marketing.

E o mais importante de tudo, ter diferentes personas significa ter diferentes tipos de consumidores. Então essa é uma forma muito eficaz de conseguir traçar uma boa estratégia de marketing.

Planejando o Seu Roi: Retorno Sobre o Investimento:

Indiferente do tipo de negócio que estiver trabalhando, nunca gaste seu dinheiro de forma imprudente. Faça um planejamento para seu orçamento e defina como vai gastá-lo.

Pra fazer isso é muito simples, basta saber em primeiro lugar quais são seus objetivos. Sendo que o maior objetivo aplicado no marketing digital é o ROI (retorno sobre o investimento).

Se não realizar um planejamento sobre isto, nunca terá lucro algum em qualquer campanha de marketing digital online sendo que vai gastar muito mais do que receber.

Por esse motivo, a primeira coisa a se fazer é determinar o valor de seu orçamento de marketing digital é estar decidindo o objetivo sobre a quantidade de sua receita de seu negócio.

Quando já souber isso, utilize essas informações e determine o quanto de dinheiro vai necessitar pra alcançar essa receita.

Certifique-se de possuir um excelente plano de medição, e invista somente nas ferramentas corretas para fazer o monitoramento de seu progresso.

Como Começar Uma Estratégia de Marketing Digital?

Para começar uma estratégia de marketing online, recomendamos que inicie com métodos simples, cujo não necessite investir muito logo no início.

Também é bom não ficar muito preocupado no início, foque em implementar uma estratégia de cada vez, assim vai ficar surpreso com a velocidade que o seu negócio pode crescer.

Após executar e as coisas estarem se desenvolvendo, procure sempre focar em estar otimizando e aprimorando os seus esforços para crescer ainda mais. E sempre complemente seu trabalho com outras estratégias de marketing.

Como Fazer Marketing Para Mobile?

Este tipo de estratégia jamais pode ficar de fora, o mobile marketing, também conhecido como marketing digital para dispositivos móveis.

É de extrema importância que os profissionais da área de marketing online saibam como se comunicar de forma eficaz quando usam esse canal.

Mas você deve estar se perguntado agora, por que é tão importante assim esse canal?

Em resposta a sua pergunta, nada mais nada menos que 86,2% de todos os usuários de internet do planeta inteiro utilizam hoje em dia smartphones para acessar a internet.

E desses 86,2%, 66% deles acessam conteúdos totalmente relacionados a vendas, como por exemplo produtos e serviços.

E hoje em dia, praticamente todas os e-commerces estão otimizados para dispositivos móveis, conseguindo assim melhores posicionamentos nos mecanismos de busca.

Por esse motivo é fundamental otimizar todos os seus canais de marketing digital para dispositivos móveis. Podendo ser eles: páginas de sites, conteúdos de mídias sociais, anúncios, entre outros.

As redes sociais já fazem esse trabalho para você de forma automática, então a sua preocupação está em deixar o seu web site responsivo para dispositivos móveis.

Vantagens Em Ter Um Layout Responsivo Para Mobile:

  • Todo o conteúdo irá se adaptar em praticamente todos os tamanhos de telas;
  • Tempo de carregamento da página será muito mais rápido;
  • O seu web site ficará sem nenhum tipo de erro específico de mobile, evitando assim que os clientes saiam de seu site.

Ao combinar tudo isto, seu usuário terá uma excelente experiência ao visitar seu site, e com certeza voltará mais vezes para comprar.

Recentemente saiu uma pesquisa realizada por uma grande autoridade em Marketing Digital que revela que 46% dos usuários da internet via mobile abandonam de imediato páginas lentas e que não são responsivas.

E desses 46%, 34% deles afirmaram que não realizam compras se o site que visitaram não for responsivo e amigável para dispositivos móveis.

Por esse motivo é bom e garantir que a experiência de seu visitante mobile cujo você oferece seja a melhor possível. Isto é mais que uma prioridade no mundo do marketing digital.

Deixando Seu Site Responsivo Para Dispositivos Móveis:

  1. Faça uma verificação no seu web site testando a velocidade do site, o teste além de revelar a velocidade de carregamento vai te mostrar se ele é responsivo ou não;
  2. Se ele passou no teste, ótimo;
  3. Mas se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, basta você iniciar a correção desse problema. Se não souber como fazer, procure um especialista;
  4. Outra dica simples, se usa o WordPress é só mudar o template (tema) para um que seja amigável a mobile;
  5. E por último otimize também suas campanhas e anúncios para mobile e coloque em prática as estratégias de marketing digital que aprendeu até aqui.

Conclusão:

Como você acabou de ver nesse artigo o marketing digital é basicamente saber a forma certa de estar se conectando com a sua audiência da maneira correta.

Além disso o marketing digital online vai te permitir uma maior interação com seus clientes, e assim conseguir influenciá-los baseados em dados demográficos, utilizando plataformas específicas para isso.

Recapitulando algumas estratégias que citadas no artigo:

  • Seo: otimização do conteúdo de seu site para melhorar o seu ranqueamento e aparecer nas buscas orgânicas;
  • Sem: campanhas de tráfego pago para seus produtos ou serviços;
  • Marketing em mídias sociais: produzir e compartilhar conteúdos com o intuito de engajar ainda mais clientes;
  • E-mail marketing: forma de acompanhar seus clientes garantindo que eles recebam as soluções que necessitam;
  • Marketing de conteúdo: uma forma de manter sues clientes informados e atualizados sobre seus produtos e serviços;
  • Automação: tem a finalidade de automatizar todas as suas campanhas de sua estratégia de marketing digital;
  • Responsividade de todos os seus canais para dispositivos móveis.

E aí, está esperando o que para começar a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui? Comece hoje mesmo o planejamento de sua campanha de marketing digital e potencialize o triunfo de seu negócio digital.

Obrigado por ter ficado comigo até aqui, e bora colocar a mão na massa. Sucesso 🙂

 

Leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.