• Post category:Web

Procurando por dicas de trabalho Home Office? Pois bem, temos as melhores para apresentar para você, vem com a gente.

 

O Home Office significa escritório em casa, ele teve seu início aqui no Brasil mais ou menos no ano de 1997, e de lá pra cá só vem crescendo cada vez mais.

 

Ele nada mais é que uma forma honesta que permite que as pessoas trabalhem e ganhem dinheiro em casa prestando serviços para empresas ou empresários de várias formas.

 

Então para você conquistar uma vaga assim nesse formato precisará de algumas ferramentas importantes para o seu dia a dia de trabalho em sua casa, que são elas:

 

  • Um bom currículo de preferência sempre atualizado com todas a suas informações e qualificações;
  • Vai precisar também de um notebook;
  • Um fone de ouvido com microfone para se comunicar;
  • Uma excelente conexão com a internet, de preferência rápida.

 

Vem com a gente que iremos mostrar detalhes super importantes e dicas valiosas de trabalho home office, e como você pode começar com pé direito.

dicas de trabalho home office

Contexto do escritório em casa:

No universo de aplicativos pessoais de troca de mensagens que vivemos nos dias atuais, como o WhatsApp, Skype, Messenger e Telegram.

 

E também profissionais como Google Hangouts e Slack, sem falar na computação em nuvem como, Google Drive, Dropbox e Gsuite.

 

Mudaram completamente a forma das pessoas se comunicarem, e também de compartilharem informações durante a execução de seus afazeres.

 

Está então foi a faísca que faltava para o trabalho em casa se firmar de uma vez por todas definitivamente.

 

Nos dias atuais, essas incríveis ferramentas modernas baseadas no conceito de computação em nuvem. Permite de forma simples e prática o armazenamento e o compartilhamento de informações e dados na internet.

 

Podendo ser eles qualquer tipo de arquivo, áudio, textos, imagens, planilhas e vídeos.

 

Então qualquer forma de trabalho que necessite apenas de um computador e uma conexão com a internet, poderão ter suas tarefas no formato de home office.

 

As profissões que mais se destacam na modalidade são: design, publicidade, programação em geral, web designer, redator freelancer entre outras.

 

O que é Trabalho Home Office?

Como já mencionado no início do artigo você já sabe que home office significa escritório em casa, mas na realidade ele não limita-se apenas a esse espaço.

 

As pessoas e profissionais que optaram por esse modelo também podem executar suas funções em locais alternativos, como por exemplo:

 

  • Um parque;
  • Saguão de hotéis;
  • Um café aí em sua cidade;
  • Aeroportos;
  • Coworking;
  • Entre outros.

 

O home office possibilitará tudo isso, basta levar o seu notebook e o seu aparelho smartphone para um local que ofereça conexão com a internet e simplesmente executar as suas tarefas.

 

O que é Coworking?

O Coworking ou espaço compartilhado de trabalho nada mais é que um ambiente designado em reunir em um único só local diversos profissionais que trabalham de forma remota ou no formato de home office.

 

Isso é muito interessante, pois nesses ambientes compartilhados, além de exercer suas atividades, você também poderá até mesmo conseguir ampliar os seus contatos profissionais conseguindo assim mais tarefas e assim lucrar ainda mais com elas.

 

Mas por quê o Home Office?

Hoje em dia muitas empresas vem incentivando seus colaboradores a trabalharem nesse formato, e os motivos para isto são muito, veja alguns deles:

 

  • Reduzir gastos com transportes;
  • Diminuir a infraestrutura de espaço físico;
  • Baixar gastos com alimentação e muito mais.

 

E tudo isso tem um lado muito bom, que é a qualidade de vida do funcionário e principalmente o aumento da produtividade.

 

Em uma recente pesquisa realizada pela Owl Labs, onde foram entrevistados 3.028 empregados de várias empresas de todo o mundo.

 

Foi então identificado que o crescimento da produção e foco está entre a razão principal dos entrevistados optarem pelo home office.

 

Onde a mesma informação também é confirmada em outra pesquisa feita com 2.009 trabalhadores pelo Surepayroll.

 

E conforme pesquisa realizada pela Sap Consultoria aqui do Brasil, só no ano de 2018 o número de trabalhadores no formato trabalho em casa já correspondia a nada mais nada menos que 32,5% dos profissionais.

 

E no ano de 2019 esse número cresceu para 35%. Só aqui no Brasil, a capital São Paulo conta com a maior concentração de Home Officers do País.

 

Como funciona?

Trabalhar em casa não é um modelo que está acessível à todos os profissionais, pois ele é muito mais indicado para profissões que dependem diretamente do computador e da conexão com a internet.

 

Então se você está buscando formas de trabalho remoto, é bom estar preparado e sujeito a muitas características que podem variar de uma empresa para outra, como:

 

Trabalho totalmente remoto:

Neste formato de trabalho em casa não terá a necessidade de estar comparecendo no escritório da empresa mesmo que ocasionalmente.

 

Escritório híbrido em casa:

Estás são empresas que oferecem duas opções, tanto no formato de home office, ou também no escritório da sede da empresa.

 

Quais são as vantagens e as desvantagens?

Como toda e qualquer forma de trabalho tem suas vantagens e desvantagens, no home office também existem seus prós e contras, que são eles:

 

Contras:

  • Cuidado com distrações desnecessárias: Visitas fora de hora, bichinhos de estimação, telefonemas que não tenham relação com seus afazeres profissionais. Tudo isso poderá sim atrapalhar sua atividades e diminuir sua produtividade.
  • Interação: Muitas pessoas necessitam estar um um local que permite a interatividade com outras pessoas. Por esse motivo faça uma análise e avalie se este é realmente o seu caso.
  • Jornada de Trabalho: É muito comum o colaborador home office achar que conseguirá realizar todas a suas tarefas. E por isso ele esquece de estipular horários para o seu descanso.

 

Por isso preparamos três dicas importantes para você aplicar e tornar o trabalho em casa mais gostoso e produtivo, são elas:

 

  1. Trabalhe com intervalos de 90 minutos, dessa forma estará maximizando a sua produtividade;
  2. O cérebro do ser humano precisa de um descanso, então foque em trabalhar em média de 90 a 120 minutos e após isto dê um intervalo;
  3. Mantenha seu foco nas atividades que são realmente importantes por no máximo 60 a 90 minutos, após isso tenha seu merecido descanso.

 

Pros:

  • Economia: Você conseguirá economizar muito com transporte e alimentação, sem falar que não terá a necessidade de enfrentar um trânsito caótico ou um ônibus ou um metrô lotado;
  • Muito mais autonomia: No home office é você mesmo que vai gerenciar o seus horários, caso não necessite atender clientes;
  • Mais liberdade: Você trabalhará como desejar, desde que cumpra fielmente com os seus compromissos e entregue resultados concretos e satisfatórios seja para quem for.

 

Em nosso ponto de vista esse formato oferece muito mais vantagens do que desvantagens, mas tudo é uma questão de escolha e opinião.

 

Dicas de um bom Home Office:

Então já que o seu intuito é realmente trabalhar em casa preparamos três dicas para você aplicar e ter muito mais sucesso em sua jornada, confira:

 

Ambiente adequado:

Investir em um ambiente adequado fará toda a diferença, por esse motivo nossa recomendação é procurar por cômodos de sua casa que são mais ideais para isso.

 

Tenha em mente que como você passará muito tempo sentado, a sua postura ergonomia tem de ser a melhor possível. Por esse motivo procure por uma cadeira boa e confortável, assim evitará problemas com a sua saúde no futuro.

 

Se você não conseguir um lugar adequado para montar seu escritório em sua casa, então a nossa recomendação é que procure um espaço de coworking, que nada mais é que um espaço de trabalho compartilhado.

 

Conexão de internet estável:

Como você já deve saber, a internet é o que movimenta muitas profissões atualmente por todo o planeta. Inclusive ela é fator principal que permitiu o  trabalho online em casa.

 

E simplesmente por esse motivo ter uma plano de internet estável e capaz de atender as suas necessidades é mais que essencial.

 

Procure se estruturar com equipamentos de qualidade, como um bom notebook ou um bom desktop de preferência rápido e veloz, pois um computador lento não ajudará em nada.

 

Nossa recomendação é, se possível tenha os dois. E também uma boa impressora com scanner.

 

Rotina e organização:

Procure sempre fazer um planeamento de sua rotina de tarefas, deixe os documentos sempre organizados em pastas e identificados. Dessa forma o seu trabalho ficará muito mais ágil.

 

A organização vai ajudar a evitar problemas, e ainda vai contribuir para um melhor desempenho aumentando assim a sua produtividade.

 

Vagas:

Então agora que você já sabe muito mais detalhes sobre o trabalho home office, chegou a hora de dar o seu primeiro passo em busca de uma vaga.

 

A dica é, faça um currículo e deixe ele sempre atualizado, e se possível for elabore também um bom portfólio digital online bem profissional.

 

Em seguida basta cadastrar o seu currículo em sites de vagas de emprego home office e também em sites que ofereçam oportunidades  para prestar serviços como freelancer.

 

Existem dos sites que são bem famosos e confiáveis que fazem a conexão entre empresas e profissionais em todo o mundo, que são eles:

 

 

Sites de Freelancers:

 

Uma outra forma de conseguir uma vaga é sempre realizar pesquisas no Google Jobs, e aplicar os filtros de pesquisa de acordo com o seu perfil.

 

Conclusão:

Não importa o nome que você da a esse formato de trabalho, pode ser home office, remoto, trabalho em casa, entre outros, o que realmente interessa é o seu constante crescimento.

 

Como hoje em dia as ferramentas oferecidas pela internet são muitas, então a ideia de poder trabalhar em qualquer lugar que seja bastando ter um notebook e uma conexão com a net já não é mais nenhuma novidade. E sim uma realidade!

 

Então se você procura uma vaga, comece hoje mesmo a preparar o seu currículo e cadastrar ele em sites de vagas de emprego home office.

 

Então é isso, chegamos ao fim de mais um artigo, esperamos que tenha gostado de nossas dicas e que elas tenham te ajudado. Ficamos por aqui, e te desejamos sucesso 🙂

 

 

Leia também: