• Post category:Ecommerce

Todos nós, obviamente que em algum momento de nossas vidas já paramos para pensar em ter um negócio próprio na internet. Mas daí fica aquela dúvida sobre o que fazer e como iniciar. Você em algum momento já parou e pensou em como fazer Dropshipping?

Se sua resposta é sim, então fique conosco que vamos te explicar o que é Dropshipping caso ainda não saiba, como é esse modelo de fazer negócios online, quais são as suas principais vantagens e também desvantagens, e como começar com o pé direito.

Então borá lá aprender mais sobre como fazer Dropshipping!

dropshipping

O Que É Dropshipping?

Antes de falarmos para você o que é Dropshipping, é necessário que você saiba qual é a sua verdadeira definição, isso é claro para causar um melhor entendimento de vossa parte.

Resumindo o Dropshipping é bastante conhecido como “vender sem ter estoque”, então podemos dizer que o Dropshipping é uma forma de fazer negócios na internet, como vender produtos online, mas sem ter a necessidade de possuir um estoque físico de produtos.

E isso significa então que o seu fornecedor (que tem de ser da sua mais alta confiança) será o responsável por todo o processo logístico, desde o embalo do produto, até o seu envio para o comprador.

Mas agora você deve até estar se perguntando, mas será mesmo que é possível ganhar dinheiro na internet com esse modelo de negócios? Sim! Claro que é possível.





Você só precisa utilizar uma técnica de elevação de preços em suas estratégias de vendas, o que significa que você terá de realizar a venda por um valor maior do que o cobrado pelo seu fornecedor. Todo negócio praticamente funciona assim a milhares de anos.

A logística do Dropshipping funciona exatamente dessa forma:

  1. O cliente adquiri o produto do vendedor (anunciante, divulgador do produto), que no caso é você (o Drop Shipper);
  2. O vendedor, que no caso é você então encomenda / compra o produto de seu fornecedor de confiança;
  3. E então o fornecedor embala e envia o produto direto para o endereço do cliente comprador (cliente final).

como fazer dropshipping

Vantagens E Desvantagens De Fazer Dropshipping:

Mesmo sendo um modelo de negócio online bastante popular e lucrativo, assim como outros negócios fazer Dropshipping também pode ter suas vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos. Então segue uma breve lista sobre suas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

Entenda nessa breve lista de vantagens porque o Dropshipping atrai muitas pessoas, caso você não saiba ele está em total crescimento. Aqui pra nós ele está só começando. Negócio em expansão.

Simples Para Iniciar:

Ele é bastante diferente de outros tipos de negócios, que praticamente te obrigam a ter de seguir muitos procedimentos chatos e complexos.

E para fazer Dropshipping a única coisa que você precisa é de um notebook e uma conexão de internet, o que pode ser feito de sua própria casa, como uma forma de trabalho home office.

Risco Baixo:

Esse formato de negócio online também oferece baixo custo, pois as únicas despesas que terá será sua conta de internet, que com certeza já pagava antes. E o custeio do produto que você deseja oferecer para seus clientes.

Venda De Produtos Variados:

Depois de um tempo atuando na área você já saberá como fazer Dropshipping passo a passo com muito mais facilidade e agilidade, o que irá ajudar a você a conseguir vender muitos tipos de produtos diferentes, e de vários fornecedores diferentes também.

E não podemos deixar de mencionar que você pode optar por trabalhar somente com fornecedores nacionais, e se quiser só com fornecedores internacionais de outros Países. Mas isso é assunto pra outro tópico logo mais.

Baixo Ou Quase Nenhum Custeio Indireto:

Nesse formato de negócios online você não tem a necessidade de fazer a contratação de colaboradores (funcionários), pois tudo pode ser gerenciado facilmente por você mesmo.

Facilidade E Comodidade:

Já que é você mesmo que vai gerir todo o seu negócio de Dropshipping, pois como já mencionado antes que só irá precisar de um laptop e de internet, então você poderá trabalhar de qualquer lugar que quiser e sentir mais cômodo.

Desvantagens:

Mesmo ele parecendo um modelo de negócio online bastante promissor, existem algum pontos negativos, como em qualquer negócio, mas que você necessita saber. Antes de se jogar de cabeça nessa formato de vender sem ter estoque.

Concorrência:

Como há muitas pessoas que já fazem Dropshiping, então saiba desde já que terá de se esforçar, se dedicar e trabalhar com afinco para se destacar entre a sua concorrência.

Margem De Lucro Baixa:

Como você está lutando contra uma concorrência forte de diversos Drop Shippers, é muito bem provável que ocorrerá uma verdadeira guerra de preços. Então isso significa que você terá de diminuir ainda mais a sua margem de lucro, e deixar seus preços mais atraentes.

Mas uma dica é, pesquise e encontre um nicho de baixa ou média concorrência, assim você conseguirá evitar tudo isso e conseguir um lucro muito melhor. E com o passar do tempo sua lucratividade aumentará ainda mais.

Logística Difícil Para Gerenciar:

Muitas vezes os seus fornecedores irão te pedir os seus registros de inventários de produtos e mercadorias (entradas e saídas), isso é uma forma de se alinhar com o seu fornecedor e todo o estoque de sua loja.

Problemas Com Fornecedores:

Possuir fornecedores de confiança são a chave do sucesso se realmente deseja saber como fazer o Dropshipping legalmente e da forma certa, pois caso você escolha por algum fornecedor de má qualidade. Então será o seu primeiro passo para o fracasso de seu negócio.

Um fornecedor ruim pode prejudicar todo o seu negócio com erros de envio dos produtos para os clientes, produtos mal embalados, atrasos na entrega, ou até mesmo da não entrega, entre outros.

Afinal de contas você é o vendedor, os compradores não sabem do fornecedor, elas estão comprando de você, e não dele. Então as pessoas ou clientes com problemas virão atrás de você.

Atendimento Aos Clientes:

Como é você que estará gerenciando tudo, então sempre será você que estará em contato direto com os clientes, e devido a isso caso ocorra algum problema, é você que também terá de ouvir as reclamações dos mesmos. Portanto realizar um bom atendimento aos consumidores é importante.

Fornecedores De Dropshipping:

Jamais esqueça dessa recomendação: saiba muito bem como escolher um fornecedor para fazer Dropshipping, essa é uma escolha importantíssima e mais que fundamental para o seu negócio.

Fornecedores tem de ser de confiança, muito mais do que isso, vocês tem de ser parceiros. Ambos tem de estar em total sincronismo para o bom funcionamento da sua loja de Dropshipping.

Pois como já mencionado, caso seu cliente receba em sua casa um produto diferente do que ele comprou, com defeito, ou pior que isso, que o produto não seja entregue pelo fornecedor, saiba que é em cima de você vendedor que eles virão atrás.

Compradores insatisfeitos poderão denegrir a imagem de sua loja de Drop nas redes sociais com comentários negativos à respeito do seu serviço, sem falar nas reclamações que eles também farão no site Reclame Aqui. Isso será péssimo para a imagem e para a presença do seu negócio na web.





Encontrar bons fornecedores de Drop Shipping não é muito fácil, e por esse motivo procure se dedicar bastante a essa tarefa, procure testar fornecedores diferentes fazendo pequenas compras teste. Isso ajudará a você a conhecer melhor os fornecedores, e também a qualidade dos produtos.

Interaja com eles sempre, e analise o tempo que ele demorou pra te responder, procure por depoimentos e reviwes na internet de pessoas que já compraram com determinado fornecedor anteriormente, e veja o que elas tem a dizer. Procure interagir com outros Drop Shippers também.

Você também terá de optar com quais tipos de fornecedores irá querer trabalhar, se serão com fornecedores internacionais da China ou Estados Unidos, ou se serão fornecedores nacionais daqui do Brasil mesmo. Ou até mesmo os dois, o que importa é que sejam fornecedores de confiança.

A grande maioria dos Drop Shippers brasileiros gostam de trabalhar com fornecedores chineses de sites como o Aliexpress, Banggood entre outros, ou então com sites dos Estados Unidos como a gigante Amazon e a Ebay.

Mas caso o seu interesse seja somente por fornecedores daqui do Brasil, basta realizar uma busca no Google por “fornecedor nacional dropshipping”, será listada uma grande variedade de opções. As recomendações são as mesmas, entre em contato, teste produtos, interaja, e saiba mais sobre eles.

fornecedores para fazer dropshipping

Como Começar A Fazer Dropshipping?

Agora que acreditamos que você já sabe o que é Dropshipping, e que ele funciona em um sistema online de vender produtos sem ter estoque, e que você já viu também as principais vantagens e desvantagens desse modelo de negócios, e também já sabe que ter fornecedores de confiança é mais que essencial.

Então a partir e agora iremos guiar você para outro tópico bastante importante, que somado à tudo o que já foi mencionado até o momento só irá agregar valor pra você se realmente deseja saber como fazer Dropshipping legalmente. Segue o que iremos abordar:

  • Ideias de negócios e produtos;
  • Criar sua própria loja virtual de Dropshipping;
  • Escolher um nome de domínio para sua loja (nome da loja);
  • Escolher uma plano de hospedagem de sites para sua loja (ela que deixará sua loja no ar sempre);
  • Optar por uma boa plataforma de Ecommerce;
  • Divulgação da seu site de Drop Shipping na internet;

como fazer drop shipping passo a passo

Ideias De Negócios E Produtos:

Como em qualquer tipo de negócio você em primeiro lugar precisa decidir seu nicho de atuação e que tipos de produtos deseja vender se quer começar a fazer Dropshipping. Pois se você não tem uma boa ideia do que comercializar, então poderá começar com escolhas que podem ser prejudiciais ao negócio.

Procure descobrir quais são os tipos de problemas que seus clientes desejam e querem solucionar, assim dessa forma você poderá escolher produtos que realmente possam ajuda-los. Isso só agregará ainda mais valor aos seus produtos, o que é ótimo.

Na verdade o produto a ser vendido tem de valor para o vendedor e também para o comprador, por esse motivo é muito importante fazer uma boa pesquisa e se certificar se os produtos que deseja vender realmente oferece lucro, e se a tendência de buscas por ele continuará em crescimento.

Então não existe melhor ferramenta para conseguir essas informações que a própria ferramenta gratuita do Google, que é o Google Trends, onde você poderá fazer quantas pesquisar desejar sobre o seu nicho, e sobre os seus produtos escolhidos, e saber se eles estão em uma tendência de crescimento, ou não crescimento.

Criar Sua Loja De Dropshipping:

Agora que você já sabe onde encontrar as melhores ideias para seu negócio, e já sabe se as buscas pelos produtos que você escolheu vender estão em alta, chegou a hora de criar sua loja virtal de Dropshipping para divulgar e vender seus produtos.

Você deve estar se perguntando, mas realmente precisarei de uma loja de vendas online? Sim com toda certeza, pois não dependa de plataformas de terceiros, como o Mercado Livre por exemplo para vender seus produtos.

Lembra que mencionamos em um de nossos tópicos sobre a margem de lucro, então usar plataformas de terceiros para divulgar os seus produtos não é uma boa ideia. Pois dessa forma terá de pagar uma porcentagem do valor de suas vendas para eles. Isso significaria ter menos lucro ainda.

Então para você começar a criar seu site de Dropshipping você precisará de algumas ferramentas para isso, que podemos garantir que elas tem um custo operacional baixíssimo. Sem falar que elas só irão ajudar o seu negócio.

E para você começar a criar o seu site então precisará de algumas coisas como registar um domínio, também precisará efetuar a contratação de uma empresa de hospedagem de sites, e escolher uma boa plataforma de ecommerce.

Registrando O Domínio:

O primeiro passo para você começar a montar sua loja de Dropshipping é fazer o registro e a compra de um nome de Domínio, esse por sua vez será o nome de sua loja. Por isso trate de caprichar na escolha.

Escolha um nome que seja atraente, mas simples de ser lembrado pelas pessoas. Evite nomes complicados, acentos, hifens. Tudo isso pode prejudicar seu negócio na web.

O nome de seu domínio tem de ser relevante para o seu público-alvo, pois é o nome dele que será digitado no navegador quando os seus clientes e possíveis clientes quiserem pesquisar e comprar seus produtos.

Escolhendo Uma Hospedagem:

Depois de registar o domínio, o que precisará fazer agora é escolher um plano de hospedagem de sites, a hospedagem é que será responsável por manter sua loja no ar sempre.

Escolher uma boa hospedagem é mais que essencial, pois é ela que vai armazenar de forma automática todos os seus arquivos como fotos de produtos, textos dos produtos, todo o design do seu site de Dropshipping e muito mais no banco de dados. Protegendo todos os seus arquivos e principalmente os dados dos seus clientes. Principalmente dados de pagamento.

Hoje em dia existem diversos tipos de hospedagens para sites, tudo vai da sua necessidade. Você até pode começar com um plano básico, pois como sua loja ainda será pequena e terá ainda poucas visitas, não terá problemas.

E conforme sua loja online for crescendo você pode mudar facilmente para um plano melhor a qualquer momento.




Escolhendo Uma Plataforma De Ecommerce Para Dropshipping:

Produtos escolhidos, domínio devidamente registrado, plano de hospedagem contratado, agora chegou a hora de escolher uma plataforma de ecommerce para a criação de sua loja, e assim definitivamente já poderá começar fazer Dropshipping vendendo na internet.

Existem muitas plataformas disponíveis no mercado atualmente, mas uma em especial vai ser uma mão na roda pra você, pois com ela poderá gerenciar toda a sua loja online de Drop facilmente. Desde relatórios, formas de pagamento, inserção de produtos na vitrine e muito mais.

Sem falar no seu custo que á altamente baixo, então nossa recomendação é que use o WordPress e juntamente com ele um plugin WordPress muito poderoso, o Woocommerce. Ambos deixarão sua loja de Dropshipping incríveis.

Divulgando Seu Negócio Na Internet:

Agora com sua loja criada você precisa criar estratégias de marketing digital para fazer toda a divulgação de seu negócio de Dropshipping na internet. Como a sua loja ainda é muito nova ela ainda não terá tanta relevância para os motores de busca.

O que significa que seu posicionamento nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários ainda não será nada bom, então aplique técnicas de seo no seu site para ele ir ganhando relevância e melhores posições. E enquanto as visitas orgânicas não vem, não tem como fugir de uma boa estratégia de divulgação e promoção.

Então utilize anúncios no Google para fortalecer a sua marca e atrair mais visitantes pros seus produtos, pratique um bom marketing nas mídias sociais, usando e abusando do FacebookInstagram, e jamais se esqueça das novas mídias sociais que já chegaram, e muitas estão bombando na web e ainda inexploradas.

Procure aplicar em sua divulgação duas estratégias muito poderosas de vendas, e que se aplicadas corretamente poderão alavancar as suas vendas, então sempre que for divulgar seus produtos na internet procure aplicar técnicas de remarketing e também estratégias de e-mail marketing.

Essas duas estratégias juntas tem o podem de trazer de volta quem abandonou sua loja sem comprar nada, dando mais uma oportunidade a elas fecharem a compra de vez e você ficar com sua comissão. Que é o que interessa, vender.

Conclusão:

E aí, como você chegou até aqui? Será que já sabe como fazer Dropshipping? Como você pode ler ele realmente se trata de uma forma de fazer negócios online que também é conhecido como “vender sem ter estoque”.

Nossa recomendação é que analise as vantagens e desvantagens antes de mergulhar de cabeça nessa forma de ganhar dinheiro na web. Mas o segredo do sucesso vai depender de você, pois se estiver com disposição para se dedicar ao máximo a esse ramo, então obterá sucesso.

Jamais esqueça, foco em encontrar bons fornecedores, quando encontrá-los agarre-os, e crie a sua própria loja de Dropshipping como nós orientamos, não dependa de sites de terceiros para divulgar seus produtos.

E é isso, encerramos aqui, esperamos de verdade ter ajudado você com esse artigo, te desejamos muto boa sorte na criação do seu negócio próprio de Dropshipping. E que ele seja muito bem sucedido na internet 🙂

 

Aproveite para ler também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.