Saiba o Que é Ser Um Desenvolvedor Web e Onde Aprender

Publicidade

Está pensado em ser um desenvolvedor web, e mergulhar de cabeça nessa profissão? Pois saiba que a sua escolha foi excelente. Por isso resolvemos elaborar esse breve guia pra te ajudar na sua jornada inicial. Saiba desde já que o salário mesmo em fase inicial é um dos melhores do mercado. Imagina quanto poderá ganhar com o passar do tempo estudando sempre mais e se aperfeiçoando.

Então se está é a sua vontade não espere mais para começar, pois terá bastante coisa pra aprender. Até mesmo as crianças estão aprendendo programação. Está área do desenvolvimento é bastante ampla, por esse motivo antes mesmo de começar a pesquisar, é muito bom que você tenha uma meta em sua mente.

Claro que as suas metas podem sim variar, inclusive podem mudar até o rumo de sua carreira fazendo com que você abra uma loja virtual do zero, ou então desenvolva somente para amigos, ou simplesmente por puro prazer. Indiferente de qual seja a sua meta, procure ter a certeza absoluta de que você realmente entende o que e porque está fazendo.

como ser um desenvolvedor web
Desenvolvedor Web (imagem do Google)

O desenvolvimento na web constitui-se de diversos setores menores de atuação, e é exatamente por isso que você necessita ter uma meta estabelecida para te auxiliar a decidir o que aprender em primeiro plano, e o que pode ficar pra depois.

Um excelente lugar para iniciar seriam as plataformas e sites de ensino online, que por sua vez oferecem uma grande variedade de cursos elaborados pra quem está buscando em como ser um desenvolvedor web. Mas a nossa recomendação é que escolha logo de cara que tipo você quer ser, um dev tipo front-end, back-end ou full stack.

O que é um desenvolvedor web?

Antes de entrarmos no assunto principal, você necessita saber exatamente o que é um desenvolvedor web. Então saiba que ele é uma pessoa que tem bastante conhecimento sobre projetos, e sempre está muito bem antenado no que o mercado necessita para então poder solucionar problemas.

Ele é a pessoa que no meio da turbulência encontrará uma solução, que por sua vez nesse caso seria através de softwares. Pois saiba que todos os desenvolvedores são programadores, mas por outro lado nem todos os programadores são desenvolvedores.

Até parece ser um pouco meio complicado de entender, mas o conceito é bastante simples. Quando se é um desenvolvedor web, sua função é organizar a ideia e explanar ela.

Então é exatamente nesse momento que surgirão opiniões sobre as soluções criadas, que então terá suas ideias avaliadas, e se a solução apresentada por ele realmente compensa e vale a pena.

Só após isso decidido que entra em campo o programador que irá trabalhar baseado nas ideias desenvolvidas inicialmente pelos devs. Mas ele fará isso utilizando as linguagens de programação, ou então linhas de código.

Desenvolvedor Back-End?

Se o seu interesse é ser um back-end, saiba desde já que esses tipos de desenvolvedores atuam mais trabalhando com banco de dados. O back-end de qualquer tipo de web site existente é praticamente o depósito de uma loja. Que por sua vez não fica visível aos usuários, mas é essencial para o bom funcionamento da loja.

Os back-end também são muito conhecidos como grandes resolvedores de problemas, pois incorporam a lógica em suas tarefas. E também são muito mais interessados em uma melhor funcionalidade de um site do que em sua aparência.

Eles usam linguagens de servidor, como por exemplo o SQL e o PHP, mas também é necessário possuir no mínimo conhecimentos básicos de CSS e também de HTML para poder conseguir apresentar dados no formato visual.

SQL

Caso o seu site colete dados e informações dos visitantes, como por exemplo: nome, endereço de e-mail entre outros, então você necessita armazenar todas essas informações de forma segura em um banco de dados. O SQL é utilizado dentro do banco de dados com a finalidade de adicionar e remover, filtrar e até mesmo mesclar informações.

Por esse motivo retornaremos ao exemplo da loja, imagina só que o depósito seja o banco de dados, que por sua vez é gigante, mas por ventura você possui um funcionário que tem conhecimento sobre todos os itens que estão ali no depósito.

Mas ele infelizmente fala apenas a linguagem SQL, que nesse caso para você conseguir então passar instruções, e até mesmo fazer perguntas, você também vai ter de usar SQL.

PHP

A linguagem de programação PHP vai deixar o seu site muito mais funcional, ela é ótima quando o assunto é a comunicação entre o web site e o banco de dados.

É muito bem provável que você já tenha utilizado algum formulário de login, saiba que provavelmente ele tenha sido criado em PHP. Então ao digitar os dados de login no navegador, o PHP faz a verificação do banco de dados, conferindo se elas estão corretas. Estando em conformidade o login é efetuado.

Desenvolvedor Front-End?

Caso a sua escolha tenha sido ser um front-end, então você escolheu trabalhar com toda a parte que os usuários e visitantes conseguem ver. Tudo desde o design, interação, imagens, menus, que juntos criam a experiência do usuário.

Ele nada mais é que a frente da sua loja, sendo assim é tudo que os visitantes veem ao entrar nela. Os devs web que trabalham com front-end são muito criativos, sem falar na excelente habilidade para o design.

Mas ele é muito mais do que isso, não ache que web front só sabem fazer sites bonitos. Eles são muito mais do que isso, pois eles também pensam nas interações e facilidades de navegação pro usuário. A artilharia de um web front-end é composta por JavaScript, CSS e HTML.

HTML e CSS

O HTML é utilizado para poder representar conteúdos diversificados como por exemplo: títulos, parágrafos de texto, tabelas, etc. Ela é considerada entre todas as linguagens a linguagem de programação mais simples e fáceis de ser aprender. Pode ser um ponto de partida para você que quer ser um desenvolvedor.

Indiferente da sua área de atuação, o HTML sempre vai fazer parte da lista que todo profissional da área necessita saber. Já o CSS é usado para personalizar o conteúdo criado com o HTML. Pense que seu site é uma lata de sardinha, então o HTML é a sardinha e o texto do rótulo da embalagem, e por outro lado o CSS é o design, com toda a parte visual.

JavaScript

Então após já ter adquirido um bom conhecimento em HTML e CSS, chegou o momento de você aprender o JavaScript. Saiba que ele é que é o responsável por deixar os sites mais vivos. É muito importante aprender está linguagem, pois muitas empresas estão oferecendo vagas para quem tem conhecimento em Java.

O JavaScript permite que o web site tenha várias funcionalidades de interatividade, como por exemplo: botões de redes sociais para curtir e compartilhar. Sem falar em alguns formulários que funcionam em Java. Essa linguagem oferece ao usuário uma representação visual de todas as suas ações, ajudando a listar onde os usuários visitantes estão clicando no site.

Sites e plataformas online para aprender programação:

Como você sabe existem muitas linguagens de programação, que quem está realmente buscando como ser um bom desenvolvedor web precisará aprender. Indiferentemente se o seu intuito é iniciar pelo back ou pelo front-end. Segue uma pequena relação contendo alguns sites e plataformas online com cursos que com toda certeza irão te auxiliar em sua jornada, segue a lista:

Nossa recomendação é que comece pelo CSS e pelo HTML, já que necessitará entender essas linguagens, independente se você optar por ser um front ou back-end. E somente depois procure se especializar em outras linguagens.

Vagas de trabalho:

Se você chegou até aqui quase no fim do nosso artigo, parabéns. É claro que quem deseja ser um desenvolvedor na internet quer saber se existe vagas de trabalho no mercado. E a nossa resposta para você é muito boa. Pois sim, existem muitas vagas, na verdade a demanda nessa área só tende a crescer. Por isso preparamos uma pequena lista de onde você pode procurar trabalho, segue:

E não deixe de procurar trabalho em sites e plataformas de freelancers também, muitas empresas procuram por profissionais nesses sites. Nossa dica é, crie um perfil bem legal nesses sites de freelancer oferecendo os seus trabalhos. Rapidinho chegaram seus primeiros contatos para trabalhos.

Conclusão:

Agora você já sabe muito mais sobre como ser um desenvolvedor web, o que ele é e também o que faz, e quais as linguagens eles precisam estudar e aprender, a decisão em seguir em frente é sua.

Como você pode perceber em nenhum momento de nosso artigo foi mencionado o tipo full-stack, pois caso você decida desenvolver front e back-end juntos, então você será considerado um developer full-stack. Saiba que ele é o mais completo de todos, pois ele faz os dois, e é o que ganha mais, seu salário supera os apresentados no tópico acima.

Então é isso, encerramos por aqui, tomará que tenha gostado do nosso conteúdo, agora é estudar e conquistar sua vaga. Até mais, grande abraço e sucesso em sua jornada 🙂