• Post category:Web

É muito bem provável que você com toda certeza já ouviu muitas vezes o termo Blog certo? Porém, se sair perguntando por aí o que é um blog existe a grande probabilidade de centenas de milhares de pessoas não conseguirem responder essa pergunta da forma correta.

 

Por isso preparamos esse artigo onde iremos explicar e exemplificar tudo para você, aqui nesse artigo que preparamos, você irá aprender de verdade o que realmente é classificado como Blog.

 

E qual os principais motivos para se ter um, quais são os diferentes tipos existentes, dicas de como começar. E quais as diferenças para um site ou outros conceitos.

blog o que e

O que é um blog?

A explicação mais correta de Weblog ou Blog é um site explicativo podendo ser chamado até mesmo de diário online que apresenta novas postagens sempre no início ou topo de sua página. Ele é constantemente atualizado e muitas vezes pode ser mantido por um pequeno grupo de pessoas e até mesmo por uma única pessoa.

 

Na grande maioria das vezes o assunto abordado dentro dos blogs são sempre relacionados a temas específicos. E isso é basicamente tudo sobre a definição do que é um blog.

 

Mesmo que nos últimos tempos a risca que reparte blogs de sites tem se tornado um pouco até meio que confusa. Mas iremos abordar isso mais pra frente aqui mesmo em nosso artigo.

 

Saiba para que serve:

Então agora que você já está sabendo mais sobre o que ele é, então iremos juntos descobrir o que leva as pessoas a criarem um blog. Centenas de milhares de pessoas e empresas do mundo todo usam blogs por uma enorme variedade de razões. Pode ser que você tenha um hobbie e gostaria de compartilhar isso com outras pessoas na internet e para uma audiência muito maior.

 

Ou então você esteja fazendo um estudo sobre emagrecimento e gostaria de compartilhar as suas pesquisas. Também pode ser um homem de negócios e que deseja anunciar seus produtos e consequentemente aumentar as suas vendas na web.

 

Por isso ele também é conhecido como um diário, e também possui uma organização. E ela não é paralisada, sendo que os blogs variam muito no design e em suas formas. Onde os mesmo tem evoluindo muito nos últimos tempos.

 

Veja como funciona:

A arrumação e organização de um blog constitui-se de um cabeçalho onde está o menu principal e também uma barra de navegação e contato. E a área do conteúdo fundamental é onde tem as postagens mais recentes e atuais publicadas pelo autor.

 

Em muitos também existe a barra lateral ou (sidebar) como é conhecida. Lá geralmente é colocado links externos para redes sociais (Facebook, Instagram, etc), links para postagens mais recentes ou mais populares. E também informações sobre o autor.

 

E por último mas não menos importante é o rodapé, onde é colocado informações importantes como termos de uso e políticas de privacidade.

 

Todos os dados e toda essa estrutura são extremamente importantes e fazem parte de uma organização pros seus visitantes, ajudando-os em sua navegação, e até mesmo para os motores de busca como Google, Bing e Yahoo.

 

Saiba o que é um blogging?

Um Blogging nada mais é do que conservar um blog já feito, sempre escrevendo novos posts, compartilhando e fazendo linkagem interna para novos assuntos.

 

Tudo teve seu começo no início do ano 2000, foi quando muitos blogs surgiram. No entanto naquela época a grande maioria deles falavam sobre assuntos relacionados a política. E logo em seguida surgiram novos tipos com tutoriais e outros sobre como fazer coisas.

 

É de extrema importância especificar a diferença entre o jornalismo e blogging. Já que o traço que os separam tem sim se tornado maior no decorrer desses anos todos.

 

Para que você entenda melhor todo o conceito, iremos analisar o por quê deles serem tão populares como hoje em dia.

 

A quantia de blogs, blogueiros (as) aumentou muito desde a sua criação. Mas então por quê é tão comum? Eles apareceram como um novo palanque pras notícias e informações, assim o mesmo aconteceu com os jornais.

 

E devido ao interesse e sua popularidade, eles cresceram de forma muito rápida e acelerada. E isso está ligado a muito motivos e fatores, por exemplo: você não precisa comprar um blog pra ter acesso às informações contidas ali.

 

Sempre atualizados constantemente para que não ficassem obsoletos e o simples fato de poder optar em seguir apenas assuntos do seu total interesse. Ao contrário de ter de ficar pulando seções que não lhe interessavam, como nos jornais impressos, com toda certeza ajudaram.

 

Mas a pergunta que não quer calar é: Quem será que está por trás dos blogs?

 

Mas afinal o que é um blogueiro?

Ele nada mais é do que uma pessoa que divide (partilha) o seu ponto de vista sobre determinados assuntos sendo eles pessoais ou até mesmo de negócios de forma online. Esses assuntos podem ser os mais diversos possíveis. De artes, política, tecnologia, culinária, saúde, etc.

 

Muitos blogueiros estão se tornando personalidades atualmente, enquanto para muitos deles, é apenas uma atuação extra. No entanto para outros é literalmente um emprego sério. E também tem aqueles que fazem mesmo por prazer e descontração nas horas vagas.

 

Blogar nos dias de hoje é extremamente fácil, pois você pode escrever artigos e compartilhar um conteúdo de qualquer lugar do mundo.

 

A incrível história dos blogs:

Mesmo que a exata data do surgimento deles seja sim discutível, resolvemos simplificar isto em fundamento na data que ele foi oficialmente lançado e registrado pela primeira vez.

 

O termo Weblog foi originado por “Jorn Barger” na data de 17 de dezembro de 1997. Então o termo blog apareceu após alguns anos. A concepção em si tem mais de duas décadas, que em termos de web é bastante tempo.

 

Possuir um endereço na web então passou a ser muito mais popular no começo dos anos 2000. Um excelente exemplo da influência dos blogs e do simples ato de blogar ou ser um blogueiro pode ser realmente visto em 2002, pois foi um ano em que aconteceu muita coisa importante.

 

Criaram-se no entanto muitas controvérsias, pessoas foram demitidas de seu trabalho por falarem de colegas de trabalho em sua página pessoal. Causando um tremendo alvoroço sobre a privacidade na internet.

 

Exatamente em 2003 o CMS WordPress (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) foi lançado, gerando enorme revolução sobre a facilidade de se criar um blog sem necessidade de saber programação.

 

Os mesmos continuaram sim chamando muita atenção com o passar do tempo. Muitos deles utilizavam propagandas em seu sites mostrando que era possível sim lucrar com eles na internet.

 

Entenda a diferença entre um site e um blog:

É muito bem provável que nesse exato momento esteja pensando que um blog e um site são a mesma coisa ou vice e versa. Pode ser sim até difícil de compreender quais as suas diferenças, mas elas existem. E como tem muitas empresas e pessoas usando os 2 ao mesmo tempo pode ser mesmo até confuso diferenciá-los.

 

Blog:

Necessita de atualização constante. Então não menos importante é o seu design para manter seus visitantes super engajados. Uma excelente forma de se fazer isto é permitindo que os seus visitantes deixem suas opiniões e feedbacks no campo de comentários que fica no final de cada postagem.

 

Site:

Um site é uma página mais estática (fixa). Não necessita ser constantemente atualizado sempre. Sendo assim é importante cuidar do layout das páginas e no formato com que elas se conectam afim de incentivar os visitantes a realizar ações nela. Como comprar por exemplo se for uma loja virtual.

 

Porém também existem outras formas de diferenciá-los não sendo somente a frequência das atualizações. Um blog normalmente conta com uma data de publicação de um post, informações do autor, tags e categorias.

 

Mesmo que muitos deles não tenham estás características, um site não conta com nenhuma delas. Desta forma acreditamos que ficou mais fácil pra você entender a diferença entre os dois.

 

Mas por quê manter um blog?

No início eles eram apenas simples canais de comunicação para expor opiniões pessoais, mas com o passar do tempo os mesmos se tornaram bem mais que isto.

 

Grandes empresas também começaram a usar blogs com o intuito de informar os seus clientes. Quanto mais visitantes eles recebiam, mais a marca ganhava reconhecimento.

 

A possibilidade de interação é um outro fator responsável pelo tremendo sucesso deles na internet, pois quanto mais interações de clientes melhor para a empresa.

 

Diversas pessoas também criaram seus blogs com a mesma intenção de ganhar dinheiro assim como as empresas. Além de conseguirem partilhar suas opiniões e ideias, faturar uma grana então? Quem não gosta né?

 

O jeito mais comum, prático e simples de ganhar dinheiro com eles é monetizando ele com anúncios. Basta inserir anúncios do Google Adsense, Taboola (que na grande maioria das vezes são banners) em partes estratégicas do conteúdo, e a cada clique ou visualização neles você já ganha uma pequena porcentagem.

 

Conclusão:

Aqui nesse artigos foi passado bastante informações sobre o que é um blog. Então o que acha de fazermos um rápido resumo citando os pontos mais relevantes do artigo?

 

Ele é um espaço 100% online na internet onde é possível compartilhar e expor opiniões, ideias e interesses de diversos assuntos inclusive sobre sua vida pessoal. Com o tempo você pode ter uma grande rede de seguidores aficionados pelo seu conteúdo.

 

É possível ganhar muito dinheiro na internet monetizando eles com publicidade de grandes empresas e até mesmo passar informações sobre assuntos que necessitam serem divulgados.

 

Possuir um blog e operar como um verdadeiro blogueiro pode ser muito mais que um simples hobbie. Podendo ser até mesmo um estilo de vida ou carreira. Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar o mundo sem eles presentes.

 

Caso você tenha um negócio próprio, com toda certeza que um blog pode ser muito benéfico para seus negócios. Imagina só poder compartilhar seu conhecimento com a sua audiência e poder construir sua vida profissional em cima disto.

 

Nossa expectativa é que tenha realmente gostado desse artigo e que tenha aprendido o que é um blog. Nós somos totalmente loucos por eles. Ficamos por aqui, até mais, e muito sucesso pra você sempre 🙂

 

 

Leia também: